"Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia nem a hora."
Mt 25,13 (32 TC-Ano A)
A Boa Notícia se fez site    ★       ★   Tempo Comum

São Francisco de Assis

Os moradores do bairro Jardim Jorge Atalla, ainda novo na década de 1970, tinham o grande desejo de se reunir como comunidade numa igreja em seu próprio bairro.

 

PRIMEIRA PASTORAL: DÍZIMO

Então, sob a orientação de padre Sérgio, pároco da Matriz de São Sebastião na época, em outubro de 1975, foi feito um levantamento sobre o dízimo em todas as casas até então habitadas e, em janeiro de 1979, o dízimo começou a ser arrecadado. Satisfeito com o resultado obtido, no dia 6 de maio daquele ano, um domingo, às 7h30, padre Sérgio celebrou a primeira missa no bairro - animada pelo coral do soldado Cândido -, na rua Tancredo Costa nº 302, casa de Toninho Alemão, com a bênção das famílias e das chaves das residências. Como a participação foi grande, padre Sérgio passou a celebrar missas todos os domingos, nas casas dos moradores, cada semana numa rua.

                                                     

SEGUNDA PASTORAL: CATEQUESE

Com as celebrações esquematizadas, no ano seguinte teve início a Catequese, que acontecia na residência de João e Dulcineia Andreoli, sendo Neide Gonçalves e Dulcineia Andreoli as primeiras catequistas.

Como a comunidade crescia, fez-se necessária a formação de uma equipe para pensar em formas de se angariar fundos para a construção da igreja para o bairro: venda de rifas, promoção de festas, quermesses, contando com o apoio de empresas da cidade. Esse trabalho unia a comunidade cada vez mais.

Com o dinheiro arrecadado padre Sérgio pôde comprar um terreno em sociedade com o então padre Francisco Zugliani. Porém, como o terreno pertencia a duas paróquias, a comunidade do Jardim Jorge Atalla não se sentiu à vontade para construir nele sua igreja.

Mais uma vez, a intervenção de padre Sérgio foi essencial: em 1981, ele fez uma permuta com a Prefeitura Municipal, cedendo um terreno onde hoje é o Centro Catequético da Matriz de São Sebastião, em troca de uma área no bairro Jorge Atalla.

Assim, no dia 11 de setembro de 1982, sábado, às 18h15, foi celebrada a missa com o lançamento da pedra fundamental da Igreja. Foi apresentada a planta do prédio e, em seguida, foi realizada uma quermesse no Centro Comunitário.

                   

A ESCOLHA DO NOME DO PADROEIRO

A fim de que a escolha do nome fosse o mais justa e democrática possível, foi deixado em cada casa do bairro um envelope com uma cédula para que cada família escolhesse um padroeiro de sua preferência, de sua fé.

Os três nomes de santos mais votados foram São Francisco de Assis, São Pedro e São João Batista. Foi realizada, então, uma segunda votação, na qual São Francisco de Assis foi eleito o padroeiro da comunidade do bairro Jardim Jorge Atalla. Agora, tudo se tornava mais fácil.

                                                    

Vale ressaltar que Geraldo Felippe - o hoje diácono Dinho Felippe -, e o padre Alvarino - ainda leigo - acompanharam a comunidade durante muitos anos.

É importante, também, citar todos os padres que foram responsáveis pela comunidade: Padre Sérgio, Padre Godofredo, Padre Maurício, Padre José Maria, Padre Alexandre e Dom Oswaldo. Além deles, houve também outros padres que colaboraram com a comunidade: Padre Lino, Padre Pedro Rodrigues, Padre Rubens, Padre Guido, Padre Vicente, Padre Bonifácio, Padre Toninho Galvão e Padre Crozera. Todos os padres citados são da Ordem Premonstratense.

                                                     

A comunidade nasceu sob a liderança de padre Sérgio, de Dom Ruy e Dom Constantino - bispos da época - e do nosso eterno Papa João Paulo II.

A comunidade de São Francisco de Assis sente-se agraciada por Deus porque dela saiu um padre diocesano: padre Thiago José Pagliologo, que exerce suas funções na Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio de Jaú.

A Igreja de São Francisco de Assis já passou por reforma e acomoda com conforto os fieis, atraindo, por sua beleza, noivos apaixonados que desejam que seu matrimônio seja nela celebrado.

Hoje, bem estruturada, fica na Av. Dr. Quinzinho, s/n e tem Celebrações Eucarísticas todo sábado, às 17h.

Que São Francisco de Assis nos proteja!

PARÓQUIA DE SÃO SEBASTIÃO - JAÚ
Rua São Sebastião nº 30 - Centro - CEP: 17210-060 - Jaú/SP
Telefones: (14) 3622-2814  /  (14) 3626-4000   •   E-mail: secretaria@saosebastiaojau.com.br