PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO - JAÚ

"'Chegou a hora em que o Filho do Homem vai ser glorificado.'"
Jo 12,23b (5 Q-Ano B)
A Boa Notícia se fez site    ★       ★   Quaresma

Padroeiro

SÃO SEBASTIÃO: SOLDADO E MÁRTIR

Mártir dos primeiros séculos da Igreja Cristã, São Sebastião nasceu em Narbonne, cidade da região onde hoje fica a França, no ano de 256. Ainda jovem, mudou-se com a família para Milão, na Itália, cidade de sua mãe.

Alistou-se no exército de Roma e tornou-se o soldado predileto do imperador Diocleciano. Conquistou o posto de comandante da Guarda Pretoriana numa época em que a perseguição aos cristãos era comandada com fúria intensa pelo imperador romano Diocleciano. O Cristianismo ainda estava em seus começos, a Igreja vivia escondida em catacumbas, fugindo das perseguições do Império Romano. Quando se converteu à fé cristã, Sebastião recusou-se, em nome de sua fé, a prestar culto ao Imperador, como todos os seus companheiros e companheiras. Os cristãos recusavam-se a prestar culto ao Imperador Romano porque acreditavam e proclamavam que só existe um Deus, o Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Sebastião, porém, apesar de cristão, gozava da amizade do imperador e aproveitava-se disso para, às escondidas, converter os soldados e prisioneiros, exercendo intensa atividade apostólica. Quando o imperador descobriu suas atividades, sentiu-se profundamente traído e, irado, mandou que matassem Sebastião a flechadas. Conta-se que, apesar de bastante ferido, o santo não morreu, tendo sido socorrido pela viúva Irene (cujo nome em grego significa “paz”) - que também viria a ser santa - a qual cuidou de seus ferimentos até que ele ficasse totalmente recuperado.

O santo, então, voltou às suas atividades apostólicas e, corajosamente, compareceu diante do imperador para denunciar suas crueldades. Diocleciano, sentindo-se extremamente ultrajado com a atitude de Sebastião, ordenou que seus soldados o espancassem até à morte, da qual, desta vez, ele não conseguiu escapar.

Sebastião é popularmente conhecido como protetor contra epidemias, pois, dos registros de sua canonização, constam relatos sobre pedidos feitos ao santo para livrar diversas regiões na Europa assoladas por doenças contagiosas - que desapareceram após as orações do povo.

Na história do Cristianismo, há incalculáveis exemplos de homens e mulheres que, como Sebastião, deram a vida pela fidelidade a Jesus Cristo e à fé em Sua Pessoa. E não apenas nos tempos da Igreja Primitiva, mas também hoje, encontramos estas testemunhas que iluminam o caminho e vão ser causa da conversão de muitos outros. Diversas pessoas descobriram a fé por causa do martírio de Sebastião. Assim, o martírio que ceifa vidas humanas por causa da fé em Jesus Cristo, na verdade, não atrofia nem diminui o Cristianismo, mas faz crescer e fortalecer-se o número de seus adeptos. É por isso que Tertuliano, um escritor da Antiguidade, dizia: “Sangue de mártires, semente de cristãos”. Sebastião, nosso padroeiro, foi um destes que derramou seu sangue e semeou mais cristãos sobre a terra.

Aqui vão alguns vídeos sobre nosso padroeiro:

 

 

 

 

 

 

 

  • Redes Socias

    @saosebastiaojau

  • Diocese São Carlos
  • Bem-vindo à sua casa!

    Assista ao vídeo

  • Agenda Fixa da Paróquia
PARÓQUIA DE SÃO SEBASTIÃO - JAÚ
Rua São Sebastião nº 30 - Centro - CEP: 17210-060 - Jaú/SP
Telefone: (14) 3626-4000   •   E-mail: secretaria@saosebastiaojau.com.br