Há uma passagem na Bíblia onde Deus nos compara às Rosas de Saron.
Para entender o porquê dessa comparação, Deus nos deu o seguinte entendimento:
Saron era uma terra de difícil sobrevivência, uma terra no deserto, árida e muito quente.
Mas Saron tinha a terra ideal para produzir as rosas mais perfumadas que já se viu na terra: apenas uma pétala chega a produzir uma grande quantidade do mais valioso perfume. Essas flores têm um valor tão alto que os cultivadores na época de floradas costumavam colocar guardas armados para proteger seus cultivos.
As Rosas de Saron são flores cultivadas em terras difíceis, debaixo de um forte sol escaldante, em meio a terreno pedregoso, cheio de espinhos, onde a água é difícil de ser encontrada e os predadores são muitos, pois ela é uma flor muito apreciada. Suas sementes são como grãos de areia, podem sobreviver por décadas no deserto e, ao primeiro sinal de água, elas brotam.
Meditando na comparação de Deus com as Rosas de Saron, vemos que assim somos nós para o Senhor...
Flores cultivadas no meio das provas, das dificuldades, das angústias, somos provados no fogo ardente, humilhados pelos que poderiam nos amar, perseguidos por aqueles que não amam a Deus e não reconhecem em nós a beleza das flores e seu perfume.
E, quando começamos a exalar nosso perfume, muitos tentam roubar nosso dom, nossa linguagem, nossa virtude, a alegria de servir a Deus e a confiança de que venceremos, colocando em nós tristezas que chegam, muitas vezes, a nos afastar do Jardim de Deus.
Mas assim como os cultivadores das Rosas de Saron colocam guardas armados, Deus também coloca Seus anjos armados com espadas de fogo como guardas dos Seus fiéis, pois aqueles que exalam perfume são perseguidos pelo adversário, mas são guardados por Deus.
O perfume do cristão é o seu testemunho, seu temor, sua obediência... A capacidade de suportar as provas sem murmurar é um doce perfume e ter em si o dom maior, a CARIDADE, é o mais caro perfume que exalamos. Por essa razão, Deus compara aqueles que têm essas características às Rosas de Saron.
Somos as flores que produzem o mais valioso perfume, o glória, o aleluia, a obediência, o temor, a consagração, a reverência e toda honra que é dada a um único Deus que fez o céu a terra e tudo quanto neles há!
Perfume esse que o próprio inferno se levanta para tentar roubar.
Mas nada pode tocar uma Rosa de Saron, porque a seu respeito foi dada ordem aos Anjos de Deus para lhe guardarem em todos os caminhos.
• Leia outros textos para refletir