DEFINIÇÃO E OBJETIVOS:
“A Pascom (Pastoral da Comunicação) é a pastoral do ser/estar em comunhão/comunidade. É a pastoral da acolhida e da participação, das inter-relações humanas, da organização solidária, do planejamento democrático, do uso dos recursos e instrumentos que facilitem o intercâmbio de informações e manifestações das pessoas no interior da comunidade e da sociedade.” (Documento 57 da CNBB, nº 244).
Como os dois remos, necessários para tocar o barco que sobe a correnteza, a Pastoral da Comunicação deve desenvolver duas dimensões complementares; só assim ela se manterá e chegará ao lugar certo. A primeira dimensão é a busca de "integração" em favor da Pastoral de Conjunto na Igreja; a segunda é a construção de uma relação "missionária" da Igreja com o mundo.
Particularmente na Paróquia de São Sebastião, podem ser listados os seguintes objetivos como os principais da Pascom:
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO / ENCONTROS:
Os membros da Pascom se encontram pelo menos uma vez ao mês, a fim de tratar assuntos ligados à manutenção do site e à pauta da próxima edição do jornal Boa Notícia. Se acaso um encontro não for possível, a reunião é virtual, ou seja, os assuntos são tratados através da troca de mensagens instantâneas (de texto, de voz ou de vídeo), de e-mails ou pelas redes sociais.
SERVIÇOS:
- redação de documentos oficiais (Ofícios, Cartas, Requerimentos, entre outros);
- redação de textos propagandistas ou de divulgação;
- contato com veículos de comunicação, autoridades, patrocinadores ou outras pessoas / entidades, de acordo com a situação.
O trabalho da Pascom é feito preferencialmente, através da colaboração dos integrantes das diversas pastorais e movimentos, que escrevem textos, enviam fotos e contribuições diversas sobre o movimento ou pastoral de que participam para serem divulgadas. Quando necessário, os integrantes da própria pastoral da Comunicação também fazem esse trabalho.
No trabalho de formação, a equipe pesquisa, escreve e divulga textos que podem colaborar na edificação dos paroquianos – e católicos, de uma maneira geral.
Por isso, na equipe da Pascom devem ser considerados dois tipos de integrantes:
Assim, através da informação e da formação, acreditamos estar colaborando para a integração dos paroquianos, os quais se veem no site e nas páginas do jornal, identificando-se com a Comunidade a que pertencem.
COORDENAÇÃO:
Mara Silvia dos Santos Rosin
CONTATO:
OBSERVAÇÕES:
Talvez uma das mais lindas ofertas que podemos fazer a Jesus Cristo no segundo milenário do seu nascimento seria que a boa nova fosse finalmente dada a conhecer a todas as pessoas no mundo - antes de tudo, através do testemunho do exemplo cristão, mas também através da mídia: 'comunicar Jesus Cristo: caminho, verdade e vida'. Seja este o desejo e o empenho de todos os que professam a singularidade de Jesus Cristo, fonte de vida e verdade e dos que têm o privilégio e a responsabilidade de trabalhar no vasto e influente mundo das comunicações. (São João Paulo II)
FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA OU TEOLÓGICA, DOCUMENTAÇÃO DO PAPA OU DA CNBB QUE JUSTIFICAM A PASCOM:
• Documentação do Papa: Aetatis Novae
• Documentação da CNBB: Estudos da CNBB – 75; Subsídio Pastoral da Comunicação (rumo ao ano 2000), Planejamento Integrado; Paróquia em Comunicação.
• Fundamentação Bíblica - dentre diversas passagens, podem ser destacadas as seguintes:
I Cor 9, 16. Anunciar o Evangelho não é glória para mim; é uma obrigação que se me impõe. Ai de mim, se eu não anunciar o Evangelho!
Mt 28, 19a.20. Ide, pois, e ensinai a todas as nações. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi.
Ef 6, 14-15. Ficai alerta, à cintura cingidos com a verdade, o corpo vestido com a couraça da justiça, e os pés calçados de prontidão para anunciar o Evangelho da paz.
Col 1, 5b. Esperança que vos foi transmitida pela pregação da verdade do Evangelho,
Fil 1, 4-5. Em todas as minhas orações, rezo sempre com alegria por todos vós, recordando-me da cooperação que haveis dado na difusão do Evangelho, desde o primeiro dia até agora.
II Tes 2, 14. E pelo anúncio do nosso Evangelho vos chamou para tomardes parte na glória de nosso Senhor Jesus Cristo.
Rom 1, 15. Daí o ardente desejo que eu sinto de vos anunciar o Evangelho também a vós, que habitais em Roma.