DEFINIÇÃO E OBJETIVOS:
A Legião de Maria é um movimento de leigos católicos, sob a proteção de Nossa Senhora e com aprovação da Igreja, que tem como fim a glória de Deus, pela santificação de seus membros, através de oração e por um trabalho de apostolado em favor do próximo.
Fundada em 7 de setembro de 1921, em Dublin - Irlanda, por Frank Duff, o Movimento possui hoje mais de 3 milhões de legionários em todo o mundo – entre membros ativos e auxiliares – e, dentre seus objetivos, estão:
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO / ENCONTRO:
6ª feira, das 20h às 21h30, no salão subsolo da igreja.
SERVIÇOS:
O trabalho legionário é semanal e consiste na execução de obras espirituais através do contato pessoal, seja através de visitas domiciliares – características da Legião de Maria – seja em visitas a instituições ou o engajamento em alguma Pastoral. A prioridade é o atendimento das necessidades da comunidade local, sem distinção de pessoas por condição social, sexo, idade, raça ou religião.
Além desse trabalho, os legionários reúnem-se semanalmente em seu Præsidium (nomenclatura latina que denomina os grupos Legionários), quando, em torno do altar de Nossa Senhora, desfrutam de um momento de partilha, de oração e de discussão de temas referentes à religião e à fé, bem como deliberam sobre as visitas a serem realizadas. É na reunião semanal que os laços do grupo se fortalecem, através do amor fraterno e do respeito, o que permite que os membros possam contar uns com os outros na realização de seus trabalhos.
Assim, os Membros Ativos da Legião de Maria comprometem-se a dedicar duas horas semanais ao Movimento (sendo uma para espiritualidade e outra para ação).
Porém, as pessoas que não podem frequentar as reuniões nem realizar o trabalho de apostolado também podem ser legionárias: tornam-se Membros Auxiliares, os quais ajudam os Ativos a serem bem sucedidos em seus trabalhos através de orações, contribuindo, dessa forma, para a obra de Nossa Senhora.
A oração, aliás, é parte integrante da vida do legionário. A oração diária obrigatória, tanto para auxiliares como para ativos, é a Catena Legionis (que significa “corrente da Legião” – e é, basicamente, o Magnificat e faz parte da Tessera). Através da reza diária da Catena, ele se mantém unido a todos os legionários do mundo, bem como a Deus e a Maria, rainha da Legião, a quem devota especial carinho, também manifestado pela reza do terço. Por isso é recomendada também a reza do terço e da Tessera (que significa “senha” – a identificação de todo legionário, e consiste em: invocação e oração ao Espírito Santo; o Terço do Rosário e as invocações que se lhe seguem; a Catena Legionis e as Orações Finais). Elas podem ser distribuídas em diferentes horas do dia, como mais convier ao legionário.
Esses termos em latim foram escolhidos e mantidos para todos os países, a fim de fortalecer a unidade da Legião em todo o mundo. Além disso, a estrutura da Legião de Maria foi inspirada no exército romano. Trata-se de um exército que parte à conquista do mundo para Cristo, usando a mais importante arma: o terço!
Outra arma usada pelos legionários do mundo todo é o Manual do Movimento. Nele encontram-se informações sobre a Legião (como sua fundação e estrutura) e também reflexões sobre fé, espiritualidade e a devoção a Nossa Senhora. Sua leitura deve ser constante e seus temas discutidos na reunião semanal, para o amadurecimento da fé.
PRESIDÊNCIA (a partir de 12/12/17):
Margarete Maruschi Vicente
CONTATO:
OBSERVAÇÕES:
Membros Oficiais:
Membros Ativos:
Membros Auxiliares: