Ide pelas cidades e pregai o Evangelho. (Mc, 16, 15)
Estamos em Missão!
O ano de 2019 quer marcar a missionariedade da Diocese de São Carlos, dentro do Plano Pastoral Diocesano.
Embora outubro seja o mês extraordinário da Missão decretado pelo Santo Padre, para nós, membros da Diocese de São Carlos, ela acontece o ano todo.
Para chegarmos às visitas propriamente ditas, ocorreram vários eventos no primeiro semestre deste ano: reuniões, capacitações, treinamentos e formações para os missionários.
Em agosto, tivemos a Peregrinação Diocesana a Aparecida, com o Envio dos Missionários pelo nosso Bispo Diocesano Dom Paulo Cezar Costa. Da nossa amada São Sebastião, levamos dois ônibus.
De setembro a dezembro, caberá a cada Paróquia organizar as visitas com dinâmicas em cada mês: em setembro, o anúncio do querigma no território todo, inclusive católicos e não católicos; em outubro, a Celebração da Água e a bênção nas casas dos cristãos católicos, cujo símbolo será Nossa Senhora Aparecida; em novembro, a Celebração da Luz, cujo símbolo será a vela; e em dezembro, a Novena do Natal, cujo símbolo a ser usado será o Menino Jesus.
O nome da Missão – Testemunhas da Esperança – quer marcar um novo ardor missionário dentro de uma Igreja em Saída, configurada na Palavra de Deus. Desse modo, caberá aos missionários motivar os que perderam a esperança e estão afastados da Igreja. Por isso, o testemunho de vida falará muito mais do que as palavras: o missionário tem que ser pessoa de fé, que ame a sua Igreja e a defenda, que tenha comunhão com o Bispo Diocesano e com o pároco. Daí, o resultado será valioso; caso contrário, será um desastre.
A Missão ajudará a paróquia a fazer o censo de um modo geral, descobrindo os que estão afastados e motivá-los a voltar; os que ainda não receberam algum sacramento; os que precisam da visita do padre, dentre outros...
Em nosso território paroquial de São Sebastião, estes serão os períodos para as visitas missionárias:
- Setembro: 22 a 28
- Outubro: 24 a 31
- Novembro: 22 a 30
- Dezembro: 15 a 23, com a Novena de Natal, sendo que o grande encerramento será na Igreja, junto com a Missa das 19h.
Vale ressaltar que a data inicial de cada período é quando ocorre a Missa de Envio e a data final é quando ocorre a Missa de Encerramento. Além disso, na quinta-feira dentro de cada período temos a Hora Santa especial na intenção da Missão.
Querido irmão, se estiver afastado por algum motivo, volte a fazer parte da nossa Comunidade de São Sebastião! Viva a fé que recebeu em seu Batismo e seja um autêntico discípulo-missionário do Senhor. Deus nos ama tanto que deu Seu Filho Único para ser a vítima da expiação a fim de nos salvar! E, muitas vezes, por motivos tão fúteis abandonamos a Igreja e caímos na desesperança.
Maria Santíssima foi escolhida para ser a Mãe do Redentor e nossa Mãe, mas não foi isenta de sofrimentos ou dissabores. Os cristãos sofrem – talvez mais do que os não-cristãos. Contudo, sofrimentos nos tornam melhores e mais maduros. Impossível querer uma Igreja sem conflitos ou desafios. Aliás, São João Paulo II já nos dizia: precisamos de mártires nos dias de hoje.
Aproveito a oportunidade para convidar você e sua família para estarem conosco na 20ª Festa da Primavera, que ocorrerá de 09 de novembro a 01 de dezembro, sempre às 20h, este ano em nosso Salão de Festas. Barracas de alimentação, bar, barraca de brincadeiras e de calçados, além de música ao vivo todas as noites! Imperdível!
E, em dezembro, não deixe de participar das Missas de Natal e de Fim de Ano:
24 e 31 de Dezembro (terças-feiras)
25 de Dezembro e 01 de Janeiro (quartas-feiras)
Encerro deixando a você o convite para visitar nossas redes sociais, onde estão disponíveis artigos de formação bem como diversas informações, tanto da nossa Igreja, quanto da nossa Diocese e da nossa paróquia, além das diversas Pastorais e Movimentos - Paróquia São Sebastião Jaú:
Com minha bênção,
Cônego Alexandre D. Francisco, Opraem
outubro/2019
• Leia outras palavras