PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO - JAÚ

"Eu dou minha vida pelas ovelhas."
Jo 10,15b (4 P-Ano B)
A Boa Notícia se fez site    ★       ★   Tempo Pascal

Palavra do Pároco

“Tome a sua cruz e me siga.” (Cf. Mt 16,24) - Setembro 2017

Queridos irmãos e irmãs, estamos iniciando o mês dedicado à Sagrada Escritura. Oxalá que criemos o hábito de fazer em família a Lectio Divina (leitura orante da Bíblia), que consiste em ler, meditar, rezar e contemplar o texto escolhido. Sugerimos a leitura do Evangelho do dia, mas poderá ser outro também. Na Sagrada Escritura, encontraremos tudo de que precisamos enquanto batizados, discípulos e missionários do Senhor, já que a Palavra é lâmpada e luz para os nossos pés.

Na liturgia proposta para a 22ª Semana do Tempo Comum, encontramos o convite que Jesus nos faz: “Se alguém quiser me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga” (Mt 16, 21-27). Muitas vezes, nós nos identificamos com Pedro, que é capaz de dizer que Jesus é o Messias, que devemos ouvi-Lo e até mesmo fazer três tendas (no caso do Monte Tabor, onde acontece a Transfiguração do Senhor). Mas, ao mesmo tempo, somos ligeiros para recusar a cruz...

A cruz é escândalo para os que se perdem e faz parte da caminhada do discípulo e missionário. Aliás, em Eclesiástico 2,1 a Palavra nos diz: “Se quiseres entrar para o serviço do Senhor, prepara-te para a prova”.

Sem a cruz não há ressurreição e cresceremos em todos os sentidos com ela. Muitos santos fizeram uma catequese belíssima sobre a cruz e foram capazes de doar-se sem medo dela – ao contrário de outros que, frente à cruz, são capazes de jogar a toalha com a maior naturalidade e desistir da Missão.

Não fujamos de nossas cruzes! Quem foge da cruz é o demônio! A cruz repele o demônio e é um símbolo forte usado nos exorcismos.

Não cabe a nós seguir o Mestre sem querer carregar a cruz e, a exemplo Dele, cairemos inúmeras vezes, mas levantaremos mais fortalecidos, pois o sofrimento amadurece o sujeito.

O que nos sustenta a carregar a cruz e seguir Jesus é o encontro profundo com Deus, que nos permite dizer como o fez Jeremias: “Seduziste-me, Senhor, e deixei-me seduzir” (Jr 20, 7-9). O Senhor seduz, mas é preciso permitir e se deixar seduzir como o fez Santo Agostinho, que estava vazio, numa busca infundada pela felicidade, mas, quando pôde descobrir Deus no mais íntimo de si, sentiu uma felicidade profunda e completa: “Fizeste-nos para ti, Senhor, e o nosso coração está inquieto enquanto não repousar em ti”...

Se não nos encontrarmos com o Senhor, não teremos condições de abraçar corajosamente a cruz e seremos ocos como o sino! A Missão deve estar pautada no encontro com o Senhor...

Não desanimem, confiem e carreguem a sua cruz! Não se esqueçam de sair de si mesmos, para poder anunciar esse Deus que não Se cansa de nos atrair para Si e lembrem-se: é para a Liberdade que Cristo de libertou!

Quero aproveitar este espaço para agradecer e comunicar oficialmente que o casal Luiz Mario Ramos da Silva e Rosilene Aparecida Quevedo da Silva, há dois anos presidente da Comissão de Festas em nossa Paróquia de São Sebastião, pediu a dispensa e a saída dessa função no último mês de agosto. Como temos dois eventos, o Jantar Italiano – que ocorrerá no próximo dia 30 – e a 18ª Festa da Primavera – em novembro –, os vice-presidentes Rosa e José assumem interinamente a função para que, após esses acontecimentos, possamos eleger o novo presidente. Desse modo, contamos com a ajuda da nova Equipe de Festas para que, unidos e com a graça de Deus, levemos a contento esses dois grandes eventos, finalizando os festejos de 2017.

Encerro pedindo a graça de Deus para que nosso amado povo possa tomar a sua cruz e seguir o mestre Jesus!

Com minha a bênção, estima e consideração!

Cônego Alexandre D. Francisco, Opraem

Pároco da Paróquia de São Sebastião

Setembro/2017

•  Leia outras palavras
  • Redes Socias

    @saosebastiaojau

  • Diocese São Carlos
  • Bem-vindo à sua casa!

    Assista ao vídeo

  • Agenda Fixa da Paróquia
PARÓQUIA DE SÃO SEBASTIÃO - JAÚ
Rua São Sebastião nº 30 - Centro - CEP: 17210-060 - Jaú/SP
Telefone: (14) 3626-4000   •   E-mail: secretaria@saosebastiaojau.com.br