Prezados paroquianos e visitantes do nosso site, inicio esta Palavra referente ao mês de novembro convidando-os a uma meditação em torno de uma estória que encontramos no livro Abrindo Caminhos, dos autores Dom Itamar Vian e Frei Aldo Colombo, da editora Paulinas:
Um casal se mudou para um bairro muito tranquilo. Na primeira manhã que passava na casa, enquanto tomava café, a mulher reparou, através da janela, em uma vizinha que pendurava lençóis no varal e comentou com o marido:
- Que lençóis sujos ela está pendurando no varal!
O marido observou calado.
Alguns dias depois, novamente, durante o café da manhã, a vizinha pendurava lençóis no varal e a mulher comentou novamente com o marido:
- Nossa vizinha continua pendurando lençóis sujos!
E a mesma coisa se repetia quase todos os dias durante o café da manhã deles.
Passado um tempo, a mulher se surpreendeu ao ver lençóis brancos sendo estendidos e, empolgada, foi ao encontro do marido:
- Veja, ela aprendeu a lavar os lençóis; estão super brancos!
O marido calmante disse:
- Ontem, enquanto você dormia, eu levantei e lavei os vidros da nossa janela. Não eram os lençóis dela que estavam sujos e sim a janela da nossa casa.
Irmãos, tudo depende da janela através da qual olhamos. Antes de criticar, condenar ou julgar, devemos verificar a nossa janela. Não vamos querer tirar o cisco do olho do outro, quando temos uma imensa trave no nosso. Paremos e pensemos: antes de falar dos outros, nós refletimos e apuramos os fatos ou agimos com maquiavelismo? Ou preferimos olhar para os outros com os olhos do nosso interior? Afinal, a gente fala dos outros a partir do que somos… Fiquemos atentos e sejamos cautelosos. O ser humano é dotado de capacidade de ver a vida dos outros e esquecer da própria. Cuidemos de nós mesmos e teremos mais condições de ajudar o irmão em suas quedas e limitações. Vamos, cada um de nós, lavar imediatamente a nossa janela e ser cristãos verdadeiros, capazes de viver a nossa fé com sinceridade e autenticidade.
Outro aspecto que gostaria de ressaltar é o convite a todos para participar da Festa da Primavera, que terá seu inicio no dia 07 de novembro às 20h, com a abertura sendo feita pela Orquestra de Viola Caipira da Cidade de Itapuí. Serviremos pratos deliciosos e bebidas geladíssimas, além da barraca do calçado a preços inéditos, devido à crise do país. A Festa acontecerá aos sábados e aos domingos, sempre às 20h, até o dia 29 de novembro. No dia 21 às 19h, teremos uma Celebração Eucarística Sertaneja com a presença dessa mesma Orquestra de Viola Caipira.
E no dia 11 de novembro às 19h, teremos uma Celebração Eucarística Solene comemorando os 80 anos da nossa Matriz de São Sebastião.
Fiquem com Deus e não se esqueçam da janela, ela poderá estar suja...
Com aquele abraço fraternal,
Cônego Alexandre Donizeti Francisco, pároco
• Leia outras palavras