PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO - JAÚ

"Na verdade, este homem era o Filho de Deus!"
Mc 15,39b (Ramos-Ano B)
A Boa Notícia se fez site    ★       ★   Tríduo Pascal

Palavra do Pároco

Sejamos Autênticos Discípulos e Missionários do Senhor à Luz dos Santos Celebrados Neste Mês - Outubro 2015

Irmãos, o mês de outubro nos lembra das Missões e do Rosário. Aliás, Santa Teresinha do Menino Jesus ou da Sagrada Face, a quem celebramos no dia 01 de outubro, foi considerada Mestra da Oração e Doutora da Igreja por ocasião dos 100 anos de sua morte e quem a levou a esse privilégio foi o saudoso papa João Paulo II, quando da sua visita ao Brasil, em 1997. Ela nasceu em Alençon (França) no ano de 1873, entrou muito jovem ao Mosteiro das Carmelitas de Lisieux e exercitou-se de modo singular na humildade, na simplicidade Evangélica e na confiança em Deus. Sofreu muitas perseguições, morreu a 30 de setembro de 1897, sendo modelo de perdão para nós. Uma das frases maravilhosas de Santa Teresinha é: “No Coração da Igreja minha mãe eu serei o amor”.

No dia 02 de outubro, celebramos os Anjos da Guarda, mensageiros de Deus que nos guardam, nos protegem e nos ajudam a ser autênticos discípulos e missionários do Senhor.

No dia 04 de outubro, celebramos São Francisco de Assis, que nasceu no ano de 1182. Depois de uma vida leviana, converteu-se a Cristo, renunciou aos bens paternos saindo nu da casa dos pais para entregar-se inteiramente ao Senhor. Fundou várias comunidades religiosas e é o grande Santo que nos interpela a amarmos as criaturas e a natureza de um modo geral. Aproveito o ensejo para convidar o nosso povo em geral para a leitura e meditação da encíclica Laudato Si, do Santo Padre o Papa Francisco, sobre o cuidado da casa comum, que nos fala da beleza, do cuidado e do respeito em relação ao Meio Ambiente, inspirado no “Cântico das Criaturas”, de São Francisco de Assis.

Ainda com o nosso olhar em São Francisco de Assis, gostaria também de comentar as festividades que tivemos em nossa Comunidade de São Francisco de Assis, ocorridas nos dias 01 a 04 deste mês. Os festejos foram muito enriquecedores ajudando-nos a nos encontrarmos com Deus através de São Francisco. Para o Tríduo, não tivemos uma resposta tão significativa de pessoas, mas para a festa, a Igreja estava cheia de gente boa. O meu muitíssimo obrigado a todos os envolvidos!

No dia 07 de outubro, celebramos Nossa Senhora do Rosário, que reforça o mês dedicado ao rosário. A prática do rosário vem de antiquíssima tradição e é um exercício que nos ajuda a meditar toda a história da Salvação, dividindo-se em mistérios. Valorizemos tal prática!

No dia 12 de outubro, celebraremos o dia de Nossa Senhora Aparecida, a nossa querida patrona do Brasil! Aproveito para convidá-los para a Santa Missa Solene das 19h.

No dia 15 de outubro, ao lembramos e rezarmos pelos nossos queridos professores, celebramos o dia de Santa Tereza de Ávila, que nasceu no ano de 1515, entrou para o Carmelo e, juntamente com São João da Cruz, reformulou o Carmelo: são santos místicos e contemplativos.

No dia 17 de outubro, celebraremos Santo Inácio de Loyola, que foi o sucessor de Pedro na Igreja de Antioquia e teve grande importância e contribuição para a Igreja de Jesus de um modo geral.

E no dia 28 de outubro, celebraremos dois grandes Apóstolos: São Simão e São Judas Tadeu, duas grandes colunas da nossa Igreja.

Ao falarmos desses santos, lembramos a importância que cada um deles teve com a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo e, ao mesmo tempo, isso traz maior beleza ao mês de outubro. Às vezes, sentimos o peso e a responsabilidade da Missão, que é exigente e prazerosa, porém difícil; por isso, ao olhar para essas figuras notáveis, a gente consegue, com certeza, ganhar forças e fazer com que a Messe do Senhor cresça sempre mais.

Quero também tocar na questão das reformas, agora da Igreja de São Sebastião. Os prédios são antigos e sempre precisam de manutenção; sabemos que há muitas coisas a serem feitas, mas optamos pelo essencial neste primeiro momento, que consiste na pintura interna da Igreja, pois ela se encontra com umidade e grandes rachaduras e a iluminação precisa também ser revista. Para o próximo ano, iremos fazer os banheiros, que estão bastante precários, além de dar uma atenção à cozinha do salão de festas e ao telhado. Isso sem contar, a resina passada na cúpula, que é anual e caro. Por isso, acredito que a Festa da Primavera deste ano - que terá seu inicio no dia 07 de novembro - vai nos ajudar e muito.

Participem desse evento, sejam conscientes com o seu dizimo, sejam generosos na coleta dos finais de semana e, assim, teremos uma participação direta nos 80 anos de Paróquia da nossa querida São Sebastião.

Durante toda essa semana, de 05 a 09 de outubro, estamos acolhendo a profecia de Jonas, do Antigo Testamento, o qual é considerado o profeta do medo, entre os profetas menores: foge do Senhor, é resistente e acredita que o Senhor vai destruir Nínive. Deus nos oferece oportunidades de crescimento e conversão, não nos obriga a nada; ao contrário, na liberdade dada por Ele a nós, temos a possibilidade de nos deixar ou não ser tocados e conduzidos por Ele.

Deixe-se ser tocado e seduzido pelo Senhor! Afinal é Ele quem cuida de nós e nos ama com Amor Eterno.

Com minha bênção!

Cônego Alexandre Donizeti Francisco, pároco

•  Leia outras palavras
  • Redes Socias

    @saosebastiaojau

  • Diocese São Carlos
  • Bem-vindo à sua casa!

    Assista ao vídeo

  • Agenda Fixa da Paróquia
PARÓQUIA DE SÃO SEBASTIÃO - JAÚ
Rua São Sebastião nº 30 - Centro - CEP: 17210-060 - Jaú/SP
Telefone: (14) 3626-4000   •   E-mail: secretaria@saosebastiaojau.com.br