O Hallel é o maior evento de música católica da América Latina, com uma proposta inovadora de evangelização e anúncio da Palavra, em comunhão com a Igreja e colocando-se a serviço dela, buscando aproximar mais corações de Deus, reavivando a fé e o ardor missionário. É um grande encontro de celebração da Vida, de louvor a Deus. Além da música, o Hallel conta com a presença de vários pregadores e sacerdotes, com momentos ricos de anúncio do Evangelho, bem como de Missas, que acontecem durante todo o evento, em diferentes locais e horários.
O primeiro Hallel aconteceu em Franca, em 1988, e era bem menor do que é agora. Naquele ano, um grupo de pessoas queria fazer algo novo para comemorar os 10 anos da Renovação Carismática Católica em Franca e pensaram numa espécie de "Rock in Rio" cristão. Aquele som que contagia a juventude, só que uma mensagem totalmente diferente: de amor, de fé, de paz. A ideia era também buscar um meio eficaz e dinâmico de evangelizar, "com novo ardor e novos métodos", de acordo com o pedido que o Papa João Paulo II lançara naquela época.
Desse grupo fazia parte Maria Theodora Lemos Silveira, a Tia Lolita, como é conhecida e chamada por todos. Com filhos músicos, que tocavam “na noite”, ela sonhava em tirá-los desse caminho e fazer com que colocassem seus dons musicais a serviço do Senhor. A ideia de fazer um evento ao ar livre juntando jovens de todo país para louvar e cantar a Deus poderia levar seus filhos a aderirem à causa da Evangelização e, ao mesmo tempo, unir os jovens que têm o mesmo gosto pela música e partilham da mesma fé cristã.
O que ninguém sabia era que Deus tinha grandes planos para essa obra. Hoje, o Hallel de Franca tem um público médio de 80 a 100 mil pessoas.
Com o tempo, o evento foi reunindo parceiros para que esse projeto de evangelização se perpetuasse: Comunidade Canção Nova, de Cachoeira Paulista; Toca de Assis, de Campinas; Comunidade Mariana Braga, de Presidente Prudente; Nova Geração, de Ribeirão Preto, entre outras.
Como tia Lolita costuma dizer, “o Hallel é sermos Igreja Católica todos juntos para cantar louvores ao Senhor”, tendo como marca e missão a unidade, ou seja, que sejamos um.
A palavra Hallel é de origem aramaica e significa “cântico de louvor e exaltação a Deus”, músicas que celebram a vida. O louvor é, antes de tudo, uma "confissão das grandezas de Deus". Os salmos 112 a 117 (Pequeno Hallel), o 135 (Grande Hallel) e o 150 (Hallel Final) fazem referência à exaltação dos cantos e da música como ação de graças pela vitória do Messias. O nome Hallel é hoje marca registrada pertencente à Associação Nova Evangelização, existindo necessidade de autorização para seu uso.
Em 2013, o Hallel comemora 26 anos de existência e, desde 1995, começou a ser levado a várias outras cidades, tendo se tornado um evento tradicional também em Brasília-DF e Maringá-PR. Eventualmente, outras localidades promovem Hallel. Há um projeto, já em andamento, de que aconteça, a partir do próximo ano, nos EUA, Chile, Peru e outros países.
Este ano, 27 jovens de nossa comunidade se uniram e viajaram até Franca para participar do XXVI, nos dias 7 e 8 de setembro, buscando viver, como Igreja, um momento único para renovar nosso ânimo e animar nossa fé.
• Leia outras notícias