Os membros do Apostolado da Oração recebem, todo mês, o Bilhete Mensal, que é um folheto onde se encontram, entre outras informações, o calendário de leituras da liturgia diária, o Oferecimento Diário e a explicação das intenções do Papa a serem rezadas no mês pelos Associados do Movimento – uma Universal e uma pela Evangelização.
Neste mês de janeiro, no entanto, os membros do Movimento se depararam com apenas uma intenção.
É que, além de estar agregando novidades tecnológicas – como o aplicativo para celulares ClicktoPray e o Vídeo do Papa –, o Movimento do Apostolado da Oração está mudando.
É o que explica o Diretor Internacional do Movimento, Pe. Frédéric Fornos SJ, na Newsletter do ClicktoPray:
Desde 1879, o Papa confiou ao Apostolado da Oração – atualmente, a sua Rede Mundial de Oração – a sua intenção universal. Em 1928, acrescentou uma intenção missionária, chamada atualmente “pela evangelização”. Durante quase um século, milhões de católicos de todo o mundo, unidos ao Coração de Jesus, rezaram mensalmente por duas intenções de oração do Santo Padre. E não rezaram apenas, mas ofereceram as suas vidas, diariamente, por estas intenções.
Como recordamos, com o Jubileu da Misericórdia, o Papa Francisco convidou-nos a rezar “pelas intenções que tem no coração para o bem da Igreja e de todo o mundo”. Com esta finalidade, apoiou, desde o princípio, os projetos da sua Rede de Oração: Click To Pray e O Vídeo do Papa.
Click To Pray é, agora, a plataforma oficial de oração do Papa pelos grandes desafios da humanidade e da missão da Igreja. Tem atualmente 310.000 utilizadores, em Português, Espanhol, Francês e Inglês. Durante o ano de 2017, surgirão também versões em alemão, italiano e chinês.
O Vídeo do Papa recebeu 7 prêmios, o último dos quais o prêmio Bravo da Conferência Episcopal Espanhola. Publica-se em 10 idiomas: espanhol, inglês, português, francês, italiano, chinês mandarim, árabe, alemão, holandês e hebreu.
Neste ano de 2017 temos, portanto, várias mudanças. A partir deste mês de janeiro de 2017, o Papa Francisco confia-nos apenas uma intenção de oração para todo o mês. Alternarão as intenções de oração: num mês será universal e noutro pela evangelização. Além da intenção de oração mensal – que explicita desafios da humanidade e da missão da Igreja que preocupam o Santo Padre e pelos quais nos convida a mobilizar-nos pela oração e pela ação – proporá, no início de cada mês (1er Ângelus), uma intenção de oração relacionada com a atualidade, uma intenção de “última hora” para nos arrancar à globalização da indiferença.
Então, iniciemos este 2017, Ano Nacional Mariano, com alegria e de coração aberto às novidades!
• Leia outras notícias