A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um dos maiores eventos internacionais promovidos pela Igreja Católica. Presidida pelo Santo Padre, reúne milhares de jovens para celebrar e aprender mais sobre a fé e a doutrina católica, além de construir pontes de amizade e esperança entre continentes, povos e culturas, bem como compartilhar entre si a vivência da espiritualidade.
Tudo começou com um encontro promovido pelo Papa João Paulo II, em Roma. O Encontro Internacional da Juventude, por ocasião do Ano Santo da Redenção aconteceu em 1984, na Praça São Pedro, no Vaticano. Foi lá que o Papa entregou aos jovens a Cruz que se tornaria um dos principais símbolos da JMJ, conhecida como a Cruz da Jornada. Foi um encontro de amor, sonhado por Deus e abraçado pelos jovens: vozes que precisavam ser ouvidas e um coração pronto para acolhê-las.
Celebrada a cada dois ou três anos, durando aproximadamente uma semana, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) – como foi denominada a partir de 1985 – continua a mostrar ao mundo o testemunho de uma fé viva, transformadora e a revelar o rosto de Cristo em cada jovem.
São eles, os jovens, os protagonistas desse grande encontro de fé, esperança e unidade. A JMJ tem como objetivo principal dar a conhecer a todos os jovens do mundo a mensagem de Cristo. Mas é verdade também que, através deles, o “rosto” jovem de Cristo se mostra ao mundo.
A XXXI Jornada Mundial da Juventude acontece neste ano de 2016, de 26 a 31 de julho, em Cracóvia, na Polônia, e são esperados mais de 2 milhões de peregrinos dos cinco continentes.
Com o tema “Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia” (Mt 5,7), a jornada deste ano homenageia o papa João Paulo II, idealizador do evento. A cerimônia oficial de abertura foi a missa presidida pelo bispo diocesano, cardeal Stanislaw Dziwisz, que foi secretário pessoal do papa João Paulo II por muitos anos.
Afinal, como disse o Papa Francisco, na cerimônia de acolhida dos jovens da JMJ de Cracóvia, “a misericórdia tem sempre o rosto jovem”!
• Leia outras notícias