"Convertei-vos e crede no Evangelho!"
Mc 1,15b (1 Q-Ano B)
A Boa Notícia se fez site    ★       ★   Quaresma

Formação Bíblica

25 Provérbios: Toda a Sabedoria do Povo de Deus

Terceiro livro sapiencial, o Livro dos Provérbios é um verdadeiro resumo da sabedoria de Israel. Trata-se de uma coleção de princípios básicos bem elaborados em forma de frases curtas, em geral ritmadas e bem constituídas, que expressa uma verdade adquirida através da experiência de vida do povo.

Essa verdade é também Palavra de Deus que transmite vida. Palavra que Deus comunica através das situações e acontecimentos de todo dia, que o povo capta em sua experiência, observação, reflexão, intuição e, depois, expressa em sentenças simples, em geral bem mais profundas do que longos tratados sobre diversos problemas da existência.

O Livro dos Provérbios é constituído de escritos que, na sua maioria, nasceram da experiência popular e foram, depois, coletados, gravados e editados por sábios profissionais desde o tempo de Salomão (950 a.C.) até dois séculos depois do Exílio (400 a.C.). Embora muitos escritos tenham sido atribuídos ao Rei Salomão por causa de sua fama de sábio, olhando atentamente o livro, pode-se constatar que ele foi escrito por vários autores e em épocas diferentes. São ensinamentos deduzidos da experiência que o povo tem da vida e sua finalidade é instruir, esclarecendo situações de perplexidade (dúvidas, indecisões) e fornecendo orientações para a vida humana, como as setas de uma estrada.

O livro distingue-se em nove partes:

Primeira Parte — O Prólogo (capítulos 1-9). É uma longa introdução na qual um pai faz a seus filhos recomendações de sabedoria e a própria Sabedoria toma a palavra.

Segunda Parte — Provérbios de Salomão (capítulos 10,1 - 22,16). São sentenças muito curtas que descrevem o discernimento e o caminho da justiça.

Terceira Parte — Palavras dos Sábios (capítulos 22,17 - 24,22). Instruções para a classe governante.

Quarta Parte — Ainda outras palavras dos Sábios (capítulos 24,23-34). Continuam as instruções.

Quinta Parte — Ainda provérbios de Salomão (capítulos 25-29). Orientações para o comportamento do povo, para quem desempenha cargos no governo.

Sexta Parte — Palavras de Agur (capítulos 30,1-14).

Sétima Parte — Provérbios Numéricos (capítulos 30,15-33).

Oitava Parte — Palavras de Lamuel, rei de Massa (capítulos 31,1-9).

Nona Parte — Epílogo (capítulos 31,10-31). É um poema que elogia a mulher perfeita.

O livro todo é um convite para valorizarmos não só a cultura popular como também, e principalmente, a percepção religiosa que o povo tem de uma Sabedoria que vem de Deus e é Seu dom aos pequeninos. Afinal, “o temor do Senhor é o princípio da sabedoria” (Provérbios 1, 7).

#saosebastiaojau

•  Leia outros textos
  • Diocese São Carlos
  • Bem-vindo à sua casa!

    Assista ao vídeo

  • Agenda Fixa da Paróquia
PARÓQUIA DE SÃO SEBASTIÃO - JAÚ
Rua São Sebastião nº 30 - Centro - CEP: 17210-060 - Jaú/SP
Telefones: (14) 3626-4000   •   E-mail: secretaria@saosebastiaojau.com.br