Continuando com nosso panorama dos livros da Bíblia, olhemos agora para o livro de Ester, que tem esse nome por causa de sua personagem principal, moça judia que se torna rainha ao se casar com Assuero, rei da Pérsia. Amã, o primeiro ministro do reino, planeja acabar com todos os judeus do território persa, mas Ester e o seu pai adotivo, Mardoqueu, conseguem fazer fracassar o plano perverso do primeiro ministro e este acaba morrendo na forca que havia mandado construir para matar Mardoqueu. O rei recompensa Ester e Mardoqueu e dá aos judeus o direito de desforra, caso sejam atacados. Para festejar sua vitória contra seus inimigos, os judeus começaram a comemorar a Festa de Purim, o que fazem até hoje.
O livro de Ester pode ser assim dividido:
O Livro de Ester veio até nós em duas versões: a versão mais curta, em hebraico – certamente mais original – e a versão ampliada, em grego, na Septuaginta, considerada canônica apenas pela Igreja Católica. Assim, mesmo não sendo um livro totalmente deuterocanônico, parte dele – e parte de outros 3 livros – é considerada acréscimo ou apêndice: 10,4-16,24.
O autor do livro é desconhecido, mas se acredita que tenha sido escrito no fim do séc. IV, embora o tema da perseguição leve alguns a situá-lo no tempo de Antíoco Epífanes (séc. II). Mesmo refletindo conhecimento da topografia, da cronologia e da administração da fortaleza de Susa, o relato do livro não é histórico no sentido moderno. Exceto o rei, as personagens são desconhecidas. O direito de o livro fazer parte da Bíblia tem sido grandemente contestado: o nome de Deus não aparece nele, e tudo parece se resolver somente pela força e pela astúcia. Entretanto, o versículo 14 do capítulo 4 é suficiente para lembrar que o Senhor da história não é este ou aquele grande poder humano, e sim Aquele que escolheu o povo judeu: “Se te calares agora, o socorro e a libertação virão aos judeus de outra parte; mas tu e a casa de teu pai perecereis. E quem sabe se não foi para essas circunstâncias que chegaste à realeza?”
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