"Convertei-vos e crede no Evangelho!"
Mc 1,15b (1 Q-Ano B)
A Boa Notícia se fez site    ★       ★   Quaresma

Formação Bíblica

12 Rute: um Modelo de Fidelidade

O livro de Rute, considerado uma obra-prima literária, tem esse nome devido à principal heroína do relato. A história é duplamente interessante: é um dos dois livros da Bíblia em que uma mulher é a personagem principal – o outro é o livro de Ester – e essa mulher é uma gentia.

A história de Rute passa-se no tempo em que o povo de Israel era governado pelos Juízes. Rute, uma jovem de Moabe – país vizinho de Israel com o qual não tinha boas relações –, casa-se com um israelita. Este morre e, então, Rute apega-se à sua sogra, demonstrando profunda devoção ao Deus de Israel. Depois de algum tempo, Rute casa-se de novo, agora com um parente do seu primeiro marido, Boaz. E foi por causa desse segundo casamento que Rute veio a ser bisavó de Davi, o maior rei de Israel. A união de Boaz, o hebreu, e Rute, a moabita, converte-se no meio pelo qual Deus cumpre seu misericordioso propósito. Essa história é uma prévia alusão à chamada dos gentios. A moabita deixada fora por força da lei – Deut. 23,3 – é admitida pela graça.

Não se conhece o autor dessa encantadora narrativa – alguns atribuem sua autoria a Samuel – nem a data exata de sua composição, provavelmente posterior ao exílio na Babilônia (587 - 537 AC).

As histórias dos Juízes mostram as desgraças que vieram quando o povo de Deus se afastou dele. Este livro, por sua vez, conta as bênçãos que recebe uma estrangeira quando se volta para o Deus de Israel e, assim, passa a fazer parte do seu povo. Rute deve ser citada como um modelo de piedade filial e de fidelidade. “Aonde você for, eu também irei. Onde você viver, eu também viverei. Seu povo será o meu povo, e seu Deus será o meu Deus” (Rt 1,16). A última palavra do livro – Davi – revelará seu valor principal: transmitir uma história edificante sobre as origens da família de Davi, que teve, entre os seus antepassados, uma moabita, isto é, um membro que não era do povo judeu, e até seu inimigo. Isso já ensina a universalidade da salvação preparada por Deus para todos os homens (cf. Rt 2,12). Mateus, na genealogia de Jesus, faz questão de citar Rute, para significar que Ele não é filho apenas de israelitas, e Salvador não só dos judeus, mas de todos os homens.

#saosebastiaojau

•  Leia outros textos
  • Diocese São Carlos
  • Bem-vindo à sua casa!

    Assista ao vídeo

  • Agenda Fixa da Paróquia
PARÓQUIA DE SÃO SEBASTIÃO - JAÚ
Rua São Sebastião nº 30 - Centro - CEP: 17210-060 - Jaú/SP
Telefones: (14) 3626-4000   •   E-mail: secretaria@saosebastiaojau.com.br