"Eu dou minha vida pelas ovelhas."
Jo 10,15b (4 P-Ano B)
A Boa Notícia se fez site    ★       ★   Tempo Pascal

Galeria de Imagens

XXV Assembleia Diocesana

Data: 15/11/2017

Local: Centro Internacional de Convenção Dr. Nelson Barbieri - Araraquara

Depois de quase quatro meses de trabalhos e deliberações nas paróquias, numa ação que envolveu toda a Diocese de São Carlos, no dia 15 de novembro, os resultados foram apresentados na XXV Assembleia Diocesana, que aconteceu no Centro Internacional de Convenção Dr. Nelson Barbieri, na cidade de Araraquara.

Os trabalhos da Assembleia foram abertos pelo nosso Bispo Diocesano, Dom Paulo Cezar Costa que, à luz do Evangelho de João 4, 5-42, apontou para uma Igreja que necessita de uma intimidade com a Palavra para se tornar ainda mais Missionária – já que Palavra e Missão são as duas dimensões priorizadas pela Diocese de São Carlos dentre as 5 urgências das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) no Brasil.

A seguir, Pe. Marcelo Aparecido de Souza, Coordenador Diocesano de Pastoral, apresentou o caminho já percorrido em direção à Assembleia. Depois, Pe. Luiz Sleutjes, Chanceler do Bispado e Membro da Equipe de Coordenação Pastoral de nossa Diocese, abordou o tema “Igreja: casa da Palavra de Deus”. Finalmente, Pe. Márcio Coelho, Vigário Episcopal para os Diáconos e membro da Equipe de Coordenação Pastoral, falou sobre “A transformação Missionária da Igreja”.

Ao final da Assembleia, foram apresentadas as sete propostas mais recorrentes enviadas pelas paróquias – tanto em relação a Palavra quanto em relação a Missão – para que apenas uma de cada fosse escolhida por votação para ser a prioridade para a ação evangelizadora na Diocese de São Carlos. E as mais votadas foram as seguintes:

  • Palavra: Criar Escolas da Palavra que ensinem a manusear a Bíblia propiciando o conhecimento da Sagrada Escritura e a lectio divina, podendo ser em nível Diocesano, Vicarial ou Paroquial.
  • Missão: Aprimorar a presença evangelizadora da Igreja nos diferentes ambientes sociais e existenciais, tais como: família, escolas, Universidades, mundo do trabalho, política, meios de comunicação social, hospitais, presídios, etc.

Os três delegados de cada paróquia acompanhados por seu pároco puderam ver em primeira mão o que toda a igreja particular de São Carlos pensa e deseja fazer para atualizar a caminhada pastoral – que é o que estará refletido no novo Plano de Pastoral Diocesano – para, agora, trazer essa realidade para sua paróquia, com a elaboração de um novo Plano de Pastoral Paroquial.

A XXV Assembleia Diocesana de Pastoral marcou também a abertura - antecipada - na Diocese de São Carlos do Ano do Laicato, que tem como tema “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’ a serviço do Reino”.

•  Veja outros eventos
  • Redes Socias

    @saosebastiaojau

  • Diocese São Carlos
  • Bem-vindo à sua casa!

    Assista ao vídeo

  • Agenda Fixa da Paróquia
PARÓQUIA DE SÃO SEBASTIÃO - JAÚ
Rua São Sebastião nº 30 - Centro - CEP: 17210-060 - Jaú/SP
Telefone: (14) 3626-4000   •   E-mail: secretaria@saosebastiaojau.com.br