"Esta é a voz daquele que grita no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas estradas!’"
Mc 1,3 (2 Advento-Ano B)
A Boa Notícia se fez site    ★       ★   Advento

Estudos e Homilias

Homilia Missa de Ação de Graças 31 de dezembro de 2015 - Ano C

Primeira Leitura: 1Jo 2,18-21

Salmo Responsório: Sl 95

Evangelho: Jo 1,1-18

 

Irmãos, como nos disse a Primeira Carta de São João (2, 18-21): “esta é a última hora. Ouvistes dizer que o Anticristo virá. Com efeito, muitos anticristos já apareceram. Por isso, sabemos que chegou a última hora”. Ao pensarmos nesta expressão “última hora”, pensemos também que estamos encerrando o ano de 2015: restam-nos algumas horas para a chegada de 2016.

Para muitos, o novo é sempre assustador; preocupa-nos e até nos causa medo. Para outros, é uma oportunidade de elaborar projetos e tentar melhorar o que não foi tão bom… Mas, na verdade, é uma página em branco que será preenchida a cada dia do novo ano.

Em tudo somos resistentes ao novo: ficamos armados e na defensiva… Quando elegemos uma autoridade política, por exemplo, ficamos pensando: e agora, como será? Para nós, cristãos, quando nos chega um padre novo em nossa comunidade ou um bispo em nossa Diocese, também ficamos na defensiva para elogiarmos ou atacá-lo e, com certeza, será mais fácil atacá-lo do que o elogiarmos.

Somos acomodados e imediatistas, queremos do nosso jeito e na hora que queremos e nos esquecemos de que a semente lançada à terra leva o seu tempo para se desenvolver.

Provavelmente, para muitos, o ano de 2015 foi excelente; mas para outros foi um ano péssimo e muito rápido. Não nos esqueçamos, irmãos, de que a vida é marcada por luzes e cruzes… Portanto, não desanimemos diante das cruzes!

Que possamos fazer como o salmista (Sl 95/96), cantar, bendizer, louvar a grandeza do Criador, que nos ama incondicionalmente…

Tomamos a liberdade de celebrar esta última Missa do ano em clima de ação de graças pelas luzes e cruzes que tivemos, para agradecer e louvar o Senhor. Aliás, muito pouco agradecemos: somos “pidões”… Basta olharmos para as intenções de Missa.

Agradeço imensamente a cada dia do ano: Deus realizou coisas grandiosas em minha vida este ano e, creio, na de vocês também! Às vezes, recebemos pedradas e nos esquecemos dos grande momentos que tivemos; daí as desmotivações e vontade de abandonar tudo…

Se eu chamasse algumas pessoas para estar aqui e falar do ano de 2015, acredito que ouviríamos muitas coisas belas. Isso porque o Senhor é bom… E o que poderemos fazer para retribuir tantas dádivas recebidas Dele?

O Senhor não desiste de nós, Ele nos ama incondicionalmente! Essa é a primeira razão de o Verbo ter se encarnado e habitado em nosso meio (João 1, 1-18). Desejemos estar com Ele, rasguemos os nossos corações e não as nossas vestes, voltemo-nos para o Senhor e deixemos as trevas do pecado…

Reúnam, irmãos, seus familiares, parentes e amigos e louvem a Deus! Façam uma retrospectiva de 2015 e verão quão bom é o Senhor… Não descuidem da oração pessoal e comunitária; participem assiduamente da Santa Missa, sejam misericordiosos, saiam das trevas e terão um excelente 2016!

Encerro essas simples palavras com muita gratidão e faço uma oração conclusiva:

 

Senhor, aqui viemos para louvar, bendizer e glorificar o vosso Santo Nome…

Aceitai esta fumaça do incenso como nossas humildes preces…

Cuidai, Senhor, de cada um em particular e especial, cuidai da nossa Paróquia de São Sebastião…

Queremos e precisamos sair das trevas… Ajudai-nos, Senhor!

Obrigado, querido Deus, pela Vossa Santa Palavra e Eucaristia, que recebemos ao longo deste ano de 2015!

Aceitai, Senhor, todo o nosso carinho e gratidão! E cuidai também do nosso 2016, que vem chegando devagarzinho…

Amém!

Cônego Alexandre Donizeti Francisco, Opraem

 

•  Leia outros estudos e homilias
  • Diocese São Carlos
  • Bem-vindo à sua casa!

    Assista ao vídeo

  • Agenda Fixa da Paróquia
PARÓQUIA DE SÃO SEBASTIÃO - JAÚ
Rua São Sebastião nº 30 - Centro - CEP: 17210-060 - Jaú/SP
Telefones: (14) 3622-2814  /  (14) 3626-4000   •   E-mail: secretaria@saosebastiaojau.com.br