"Esta é a voz daquele que grita no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas estradas!’"
Mc 1,3 (2 Advento-Ano B)
A Boa Notícia se fez site    ★       ★   Advento

Estudos e Homilias

Homilia da Abertura da Semana Nacional da Família 2015 - Sábado, 08 de Agosto de 2015

Primeira Leitura: 1Rs 19,4-8

Salmo Responsório: Sl 33

Segunda Leitura: Ef 4,30-5,2

Evangelho: Jo 6,41-51

 

Agosto, irmãos, é um mês que nos convida a olhar para o Senhor. Olhemos para Ele, sejamos atraídos por Ele e, desse modo, O serviremos através daquilo que nos foi dado: a vocação à vida e à santidade. Além dessa grande dádiva, somos capacitados por dons que nos ajudam de modo especifico a servi-Lo melhor, enriquecendo a Sua Messe: uns são padres, outros são leigos consagrados, solteiros, casados ou religiosos. E, falando em casados, hoje, ao iniciarmos juntamente com toda a Igreja Católica Apostólica Romana a Semana Nacional da Família, celebramos o Dia dos Pais, o que nos convida a pedir e fazer uma prece especial por cada um deles.

O tema deste ano, “O Amor é a Nossa Missão: a Família Plenamente Viva”, é inspirado nas palavras de Santo Irineu, um santo dos primeiros séculos da Igreja que afirmou que a Glória de Deus é o homem plenamente vivo. Ele expressa e manifesta o desejo inscrito no coração das pessoas que não pautam sua vida no amor, já que o amor nos leva a nos comprometermos uns com os outros. Infelizmente, muitos não querem comprometer-se, dai, muitos rostos desfigurados, sobretudo, pela falta de perdão. E este é um acento que será dado ao longo destes dias: reconciliação.

Além disso, continuamos a caminhada sinodal com toda a Igreja Católica em torno do tema da família. O Sínodo Ordinário, que acontecerá de 04 a 25 de outubro próximo, terá como finalidade aprofundar o tema: “A Vocação e a Missão da Família na Igreja e no Mundo Contemporâneo”.

A CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil proclamou este ano de 2015 um ano de paz, além de estarmos vivenciando o Ano da Vida Consagrada, proclamado pela Santa Sé. Assim, se propõe uma celebração em torno da vida consagrada relacionada com a vida familiar. Daí os apelos do Santo Padre o Papa Francisco: fidelidade, perseverança e fecundidade.

Diante de tais apelos, a nossa Matriz de São Sebastião, juntamente com a Hora da Família, optou por discorrer ao longo desta semana sobre os seguintes temas:

  • na segunda-feira, no Setor, discutiremos o tema Gerados no Amor de Deus e Enviados a Manifestá-lo aos outros;
  • na terça-feira: Igreja mãe e mestra: Vida e Missão da Igreja Domestica;
  • na quarta-feira: Família, Esperança de Deus para o mundo;
  • na quinta-feira: Reconciliação e Paz (que será o ápice da semana);
  • na sexta-feira: Sexualidade, dom de Deus;
  • e, chegando ao final da semana, iremos enriquecê-la com vários testemunhos de casais da nossa Paróquia de São Sebastião.

Uma boa Semana Nacional da Família a todos os paroquianos!

Cônego Alexandre Donizeti Francisco, Opraem

•  Leia outros estudos e homilias
  • Diocese São Carlos
  • Bem-vindo à sua casa!

    Assista ao vídeo

  • Agenda Fixa da Paróquia
PARÓQUIA DE SÃO SEBASTIÃO - JAÚ
Rua São Sebastião nº 30 - Centro - CEP: 17210-060 - Jaú/SP
Telefones: (14) 3622-2814  /  (14) 3626-4000   •   E-mail: secretaria@saosebastiaojau.com.br