A partir deste ano, no 4º domingo de julho – que, em 2021, será no dia 25 –, próximo à festa dos Santos Joaquim e Ana, avós de Jesus, será realizado o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos.
A data foi instituída em 31 de janeiro passado e tem como objetivo recordar e celebrar o dom da velhice, valorizar os idosos e os avós, os quais são, no pensamento do Papa, um verdadeiro "presente" cuja riqueza muitas vezes esquecemos. “A nossa memória, as raízes dos povos, a ligação entre gerações, um tesouro a ser preservado”.
A mensagem do Santo Padre para a data traz como tema “Eu estou contigo todos os dias” (cf. Mt 28, 20). Ele explica que essa é a promessa que o Senhor fez aos discípulos antes de subir ao Céu. Uma promessa hoje repetida aos avós. “Toda a Igreja está solidária contigo – ou melhor, conosco –, preocupa-se contigo, ama-te e não quer deixar-te abandonado”, escreve o Papa.
Por ocasião do primeiro Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, os fiéis poderão receber a indulgência plenária, sob as condições habituais – confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Sumo Pontífice. O decreto foi divulgado no dia 22 de junho, mesmo dia em que foi apresentada a mensagem do Papa para a data.
A indulgência também será concedida nesse dia àqueles que visitarem, real ou virtualmente, idosos necessitados ou em dificuldade. Da mesma forma, estende-se aos idosos doentes e todos que estiverem impossibilitados de sair de casa por motivo grave e se unirem espiritualmente à data. E isso pode ser pela televisão, rádio ou pelos novos meios de comunicação.
Leia a mensagem de Papa Francisco para o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos de 2021, na íntegra, acessando este link: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/messages/nonni/documents/20210531-messaggio-nonni-anziani.html
#saosebastiaojau
• Leia outros avisos e recados