Na semana seguinte à da Solenidade de Corpus Christi, a Igreja se alegra com duas comemorações que nos fazem amar e ser amados por estes corações que são unidos, são um só: a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, na sexta-feira, e a Festa do Imaculado Coração de Maria, no sábado.
A devoção ao Imaculado Coração de Maria não é nova na Igreja: tem suas raízes mais profundas no Evangelho, que muitas vezes faz referências ao Coração da Mãe de Deus.
Esses relatos bíblicos unem-se ao Magnificat, à compaixão e intercessão diante do vinho que havia acabado e à presença de Maria de pé junto à Cruz, para, assim, nos revelar a sintonia do Imaculado Coração de Maria com o Sagrado Coração de Jesus.
Por isso, na Tradição Viva da Igreja, encontramos essa devoção confirmada pelos Santos Padres, os Místicos da Idade Média, Santos, Teólogos e Ascetas dos séculos seguintes.
Há dois atos da Santa Sé importantes em favor do Imaculado Coração de Maria: a disposição de Pio VII (1805) para que a festa pudesse ser concedida às Dioceses e Institutos Religiosos que a pedissem; e a Missa e Ofício próprios aprovados por Pio IX (1855), mas unicamente 𝑝𝑟𝑜 𝑎𝑙𝑖𝑞𝑢𝑖𝑏𝑢𝑠 𝑙𝑜𝑐𝑖𝑠 (para algumas localidades).
As aparições de Nossa Senhora em Fátima, em 1917, espalharam a devoção ao Coração de Maria à Terra.
Em 1935, Jesus pediu à Beata Alexandrina de Balazar que o mundo fosse consagrado ao Imaculado Coração de Sua Mãe: “Como pedi a Santa Margarida Maria para ser o mundo consagrado ao Meu Divino Coração, assim o peço a ti para que seja consagrado a Ela com uma festa solene”.
Em 4 de maio de 1944, Pio XII ordenou que essa festa fosse observada em toda a Igreja para obter a intercessão de Maria e, dois anos mais tarde, consagrou toda a raça humana a Nossa Senhora sob o título de Imaculado Coração de Maria.
Agora, da mesma forma que a primeira sexta-feira é dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, o primeiro sábado de cada mês é dedicado ao Imaculado Coração de Maria. Assim, os dois Corações são inseparáveis, pois onde está Um está também o Outro, de forma que a Mãe se torna Corredentora da Humanidade.
Imaculado Coração de Maria, sede a nossa salvação!
#saosebastiaojau
• Leia outros avisos e recados