"Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo."
Mc 1,8 (Batismo do Senhor-Ano B)
A Boa Notícia se fez site    ★       ★   Tempo Comum

Avisos e Recados

Solenidade da Epifania do Senhor

No dia 06 de janeiro, a Igreja celebra a Epifania do Senhor. Caso caia no meio da semana, a Festa – conhecida também como a Festa dos Reis Magos – é transferida para o domingo mais próximo, como aconteceu neste ano, em que ela foi celebrada no dia 03.

Com essa Festa, celebramos a manifestação de Jesus ao mundo. Epifania é uma palavra de origem grega – pois a festa também tem origem na Grécia –, que significa “manifestação externa, aparecimento”. No mundo helenista, a palavra era usada para exprimir a chegada de um imperador em visita aos territórios de seu domínio. O uso dessa palavra para indicar esta narrativa do nascimento de Jesus, em Mateus, induz a uma interpretação gloriosa deste nascimento.

Para as Igrejas Católicas do Oriente (Ortodoxas), o Natal é celebrado nessa Festa, juntando o nascimento de Jesus com Sua manifestação.

Os reis magos buscavam Deus nas estrelas e no palácio, mas o encontraram em um humilde presépio com Maria, Sua mãe. Levaram-lhe presentes, os quais revelam muito sobre a identidade d’Aquele que acabara de nascer. O ouro simbolizava Sua realeza: o Menino era verdadeiramente Rei. O incenso simbolizava Sua divindade: aquele Menino frágil e pobre era Deus, Deus verdadeiro. A mirra simbolizava Sua humanidade: aquele Recém-nascido, embora Rei e Deus, era verdadeiramente homem, vulnerável e mortal como todos os seres humanos.

Buscaram o Menino levando presentes, mas foram eles que saíram presenteados porque viram o Salvador do mundo. Assim, os reis magos representam a aceitação futura de toda mensagem de Jesus nas diversas etnias e culturas da terra.

Essa Solenidade é um convite a cada um de nós para entregar a Jesus, hoje, o ouro da nossa liberdade, o incenso da nossa oração fervorosa e a mirra do nosso mais sincero amor a Deus! Dessa forma, seremos capazes de nos desacomodar e ir ao encontro do que o Senhor nos pede em relação a nós mesmos e aos nossos irmãos!

Sigamos a Estrela que é Jesus e construamos a paz e o amor!

#saosebastiaojau

•  Leia outros avisos e recados
  • Diocese São Carlos
  • Bem-vindo à sua casa!

    Assista ao vídeo

  • Agenda Fixa da Paróquia
PARÓQUIA DE SÃO SEBASTIÃO - JAÚ
Rua São Sebastião nº 30 - Centro - CEP: 17210-060 - Jaú/SP
Telefones: (14) 3626-4000   •   E-mail: secretaria@saosebastiaojau.com.br