A Igreja celebra hoje, dia 10 de dezembro, a Festa e, desde 2019, a memória facultativa da Bem-Aventurada Virgem Maria de Loreto.
Você sabia dessa Festa? Já ouviu falar de Nossa Senhora de Loreto? E conhecia a Casa de Loreto?
A nossa Igreja e a nossa fé são admiráveis! Tão ricas que nunca deixam de nos ensinar, surpreender, maravilhar!
Nossa Senhora de Loreto é uma devoção mariana que surgiu a partir do relato do milagroso traslado da casa em que viveu a Virgem Maria em Nazaré.
Casa pequena feita de pedras, ela tinha se tornado uma relíquia protegida pelos católicos na Terra Santa. Sob aquele teto, afinal, “o anjo do Senhor tinha anunciado a Maria e ela concebera do Espírito Santo”. Tinha sido lá que São José ensinou a Jesus o seu ofício de carpinteiro; era lá que Jesus “crescia em estatura, sabedoria e graça diante do Senhor”; era lá que a Família de Nazaré vivia em amor e felicidade.
Por incrível que pareça, a mais santa das casas do mundo, onde viveram Jesus, Maria e José, não está na Terra Santa: ela “mudou-se”, há mais de 700 anos, para a Itália. Trata-se do milagre da Santa Casa de Loreto.
Séculos depois de terem vivido nela, em 1291, época de grande expansão islâmica e antes da chegada dos muçulmanos a Nazaré, a casa da Sagrada Família desapareceu inexplicavelmente e, tão inexplicavelmente quanto, apareceu na cidade de Tersatz, na antiga Dalmácia, região dos Bálcãs correspondente hoje a territórios da Croácia, Bósnia e Herzegovina e Montenegro.
De acordo com os historiadores, o lar da Sagrada Família permaneceu em Nazaré por treze séculos. Então, no dia 10 de maio de 1291, de repente, ele desapareceu! Tudo o que permaneceu dela foi a fundação. A desaparição repentina da casa foi notada por todos em Nazaré, deixando a comunidade absolutamente perplexa. Que uma pessoa, ou um grupo de pessoas, a removesse tão rápido, sem que ninguém notasse, era algo impossível de acontecer.
De acordo com a tradição, a Santa Casa foi transportada de Nazaré por anjos. Nos relatos de suas experiências místicas, a Beata Ana Catarina Emmerich falou da transladação da casa pelos anjos. Ela afirma:
“Tenho testemunhado com frequência, em visão, o translado da Santa Casa de Loreto. Por muito tempo não pude acreditar no que via, mas continuei a ter visões do fato. Vi a Santa Casa ser transportada sobre o mar por sete anjos. Ela não tinha fundação, mas havia sob ela uma superfície brilhante de luz. Em cada um dos lados, havia uma espécie de alça. Três anjos a carregavam de um lado e três do outro; o sétimo ia à frente, tendo atrás de si um extenso cortejo de luz”.
O padre local, que estava muito doente e ficara curado por milagre, foi agraciado com uma visão de Nossa Senhora em que ela própria afirmava: “Esta é a casa onde Jesus foi concebido pelo poder do Espírito Santo e onde a Sagrada Família morou em Nazaré”.
Sim: a casa da Sagrada Família fora transportada inteira, de Nazaré para Tersatz, sem ser demolida.
O povo começou a fazer peregrinações e a obter graças e milagres. O governador local, embora impressionado com o fato, enviou quatro estudiosos à Terra Santa para confirmarem se aquela era mesmo a verdadeira casa de Nossa Senhora.
Em Nazaré, os enviados só encontraram os alicerces da casa e o espanto dos nazarenos com o seu desaparecimento. Os alicerces tinham as mesmas medidas dos que haviam aparecido em Tersatz e são conservados até hoje na Basílica da Anunciação, em Nazaré.
Quanto à casa que aparecera em Tersatz, ela estava intacta e sem sinais de ter sido desmontada e reconstruída.
Após pouco mais de três anos, ocorreu um novo milagre: em 10 de dezembro de 1294, a casa da Virgem Maria foi elevada por sobre o mar Mediterrâneo e levada para os bosques de Loreto, em Recanati, na Itália.
Os fiéis se lembraram então de uma profecia de São Francisco de Assis: “Loreto será um dos locais mais sagrados do mundo. Lá será construída uma Basílica em honra a Nossa Senhora de Loreto”. De fato, a basílica erguida em volta da casa se tornou um dos maiores santuários da Europa.
A pedido da Igreja, vários estudos foram realizados por engenheiros, arquitetos, físicos, historiadores e estudiosos, que, quanto mais analisam o caso, mais comprovam o caráter inexplicável do surgimento dessa casa:
1. Ela se ergue do solo sem nenhuma base de sustentação e é possível passar uma barra de ferro por baixo dela sem qualquer impedimento.
2. As pedras da construção não existem na Itália: somente na região de Nazaré, na Terra Santa.
3. Sua porta é de cedro, madeira que também não existe na Itália, mas é encontrada na Palestina.
4. As pedras das paredes foram levantadas com uma espécie de cimento feito de sulfato de cálcio e pó de carvão, mistura usada na Palestina do tempo de Jesus, mas desconhecida na Itália quando a casa surgiu em Loreto.
5. As medidas da casa correspondem perfeitamente às da base que permaneceu em Nazaré.
6. A casa, pequena e simples, segue o estilo nazareno da época de Jesus.
O fenômeno do aparecimento da casa de Nossa Senhora em Loreto nunca foi explicado pelos cientistas que o estudaram.
Mas por que isso teria acontecido? Qual era o sentido de transportá-la, afinal de contas?
A Santa Casa foi transportada em 1291. A razão para seu translado por anjos, saindo de Nazaré, tornou-se clara três anos depois. Em 1294, toda a cidade de Nazaré foi saqueada por invasores muçulmanos. Se a Santa Casa tivesse permanecido em Nazaré, os muçulmanos a teriam destruído por completo. Deus anteviu o ato de sacrilégio e enviou seus santos anjos para levar a casa a outro lugar.
#saosebastiaojau
• Leia outros avisos e recados