Amanhã, dia 08 de dezembro, a Igreja celebra a Imaculada Conceição de Maria.
Esse dia, santo de guarda, refere-se a um dogma de fé através do qual a Igreja declarou que a concepção da Virgem Maria foi sem a mancha (mácula, em latim) do pecado original. Desde o primeiro instante de sua existência, a Virgem Maria foi preservada por Deus da mancha do pecado original e não teve nenhum pecado mortal ou venial: ela sempre foi cheia da graça divina. O dogma declara também que a vida da Virgem Maria transcorreu completamente livre de pecado.
Desde os tempos da Igreja primitiva, os fiéis sempre acreditaram que Maria, a Mãe de Jesus, nasceu sem o pecado original. Tanto no Oriente como no Ocidente, há grande devoção a Maria enquanto mãe de Jesus e Virgem sem Pecados. No começo do Cristianismo, o dogma da Imaculada Conceição já era tido como uma verdade de fé para os fiéis.
O dogma que declara a Imaculada Conceição da Virgem Maria é fundamentado na Bíblia: Maria recebeu uma saudação celestial do Anjo Gabriel quando este veio anunciar que ela seria a Mãe do Salvador. Nessa ocasião, o Anjo Gabriel a saudou como cheia de graça.
Assim, o Senhor antecipou para Maria, a “bendita entre todas as mulheres”, a graça da Redenção, que seu Filho conquistaria com Sua Paixão e Morte. A Imaculada Conceição de Nossa Senhora foi o primeiro fruto da Redenção de Jesus.
E, sendo um dia santo de guarda, nós temos a chance de honrá-la da forma que mais lhe agrada: rezando.
Em nossa Matriz de São Sebastião haverá a Recitação das Mil Ave-Marias, a partir das 12h, quando estaremos em intercessão por nós e pelo mundo inteiro. Venha rezar conosco, mesmo que seja por pouco tempo!
E às 19h, não deixe de participar da Santa Missa!
Oh! Maria, concebida sem pecado, rogai por nós, que recorremos a Vós!
#saosebastiaojau
• Leia outros avisos e recados