PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO - JAÚ

"Eu dou minha vida pelas ovelhas."
Jo 10,15b (4 P-Ano B)
A Boa Notícia se fez site    ★       ★   Tempo Pascal

Avisos e Recados

Festa de Nossa Senhora do Rosário

No dia 07 de outubro, a Igreja celebra Nossa Senhora do Rosário, festa instituída pelo Papa Pio V em 1571, quando se celebrou a vitória dos cristãos na batalha naval de Lepanto. Nessa batalha, os cristãos católicos, em meio à recitação do Rosário, resistiram aos ataques dos turcos otomanos vencendo-os em combate.

Mas a devoção é muito antiga. Teve origem com os monges irlandeses no século VIII, que recitavam os 150 Salmos. Como os leigos não sabiam ler, os monges os ensinaram a rezar 150 Pai-Nossos, que mais tarde foram substituídos por 150 Ave-Marias. E, para a contagem, o Doutor da Igreja, São Beda, o Venerável (séc. VII-VIII), havia sugerido a adoção de vários grãos enfiados em um barbante. Assim, a devoção, começou a se espalhar pelo mundo.

Na história também encontramos Maria que apareceu a São Domingos e indicou-lhe o Rosário como potente arma para a conversão: “Quero que saibas que a principal peça de combate tem sido sempre o Saltério Angélico (Rosário) que é a pedra fundamental do Novo Testamento. Assim, quero que alcances estas almas endurecidas e as conquiste para Deus, com a oração do meu Saltério”.

Em muitas aparições de Maria Santíssima, Ela pede, ensina e reza junto, a oração do Rosário, como em Lourdes, em Fátima e tantas outras.

Assim, a devoção ao Rosário e a Nossa Senhora do Rosário foi amplamente difundida, recebendo da Igreja a melhor aprovação e sendo enriquecida por muitas indulgências. Essa grinalda de 200 rosas – por isso Rosário – é rezada praticamente em todas as línguas.

João Paulo II dedicou todo o seu Pontificado a Maria Santíssima. Ele declarou logo no primeiro dia de seu pontificado: Totus tuus Mariae (Tudo é de Maria) e recomendava essa singela e poderosa oração, com a qual, por intercessão da Virgem Maria, alcançamos muitas graças de Jesus. Ele acrescentou mais um conjunto de Mistérios ao Rosário – os Mistérios Luminosos – em uma Encíclica que escreveu sobre o Santo Rosário.

Atualmente o Santo Rosário é dividido em quatro conjuntos de mistérios, onde contemplamos os momentos da vida de Jesus e de Maria, os quais nos guiam à Encarnação, Paixão, Morte e Ressurreição do Filho de Deus.

Em nosso território paroquial, temos a Igreja Nossa Senhora do Rosário, onde será celebrada a Santa Missa, às 19h, com transmissão ao vivo pelo Facebook e pelo Youtube.

Nossa Senhora do Rosário, rogai por nós!

•  Leia outros avisos e recados
  • Redes Socias

    @saosebastiaojau

  • Diocese São Carlos
  • Bem-vindo à sua casa!

    Assista ao vídeo

  • Agenda Fixa da Paróquia
PARÓQUIA DE SÃO SEBASTIÃO - JAÚ
Rua São Sebastião nº 30 - Centro - CEP: 17210-060 - Jaú/SP
Telefone: (14) 3626-4000   •   E-mail: secretaria@saosebastiaojau.com.br