PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO - JAÚ

"Na verdade, este homem era o Filho de Deus!"
Mc 15,39b (Ramos-Ano B)
A Boa Notícia se fez site    ★       ★   Tríduo Pascal

Avisos e Recados

Festa da Transfiguração do Senhor

No dia 6 de agosto, a Igreja celebra a festa litúrgica da Transfiguração do Senhor.

Essa festa, comemorada no Oriente desde o século V, é celebrada no Ocidente desde 1457.

Foi neste episódio que, no Monte Tabor (Israel), na presença dos apóstolos Pedro, Tiago e João, Jesus conversou com Moisés e Elias e escutou-se de uma nuvem a voz de Deus Pai que dizia: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo meu agrado. Escutai-o!” (Lc 9, Mc 6, Mt 10).

Situada antes do anúncio da Paixão e da Morte, a Transfiguração prepara os Apóstolos para a compreensão desse mistério. A motivação pela qual se celebra em 06 de agosto provavelmente está associado à festa da dedicação da Igreja do Monte Tabor, mas também porque é o dia do grande meio-dia, o apogeu da luz do verão. Além disso, ela é celebrada quarenta dias antes da Festa da Exaltação da Santa Cruz, a 14 de setembro: segundo uma tradição, esse acontecimento teria ocorrido quarenta dias antes da crucifixão.

Qual é o sentido da palavra transfiguração? Transfiguração significa transformação, metamorfose, alteração de figura, das feições e das formas. Nesta visão, a transfiguração é o ponto de chegada de Jesus, o nosso e o de todo o universo. O nosso destino não é a desfiguração, mas a transfiguração. Nossa vida cristã é um processo de lenta transformação em Cristo até a transfiguração na imagem de Cristo glorioso.

Para os três discípulos, e para nós, permanecem duas ordens: a primeira vem do Pai: para ouvir o Filho amado. Ouvir é a atitude fundamental dos discípulos. Ouvir Jesus é entender o que disse e fez, para que seu ensinamento esteja vivo em nossa vida. A outra ordem vem do próprio Jesus que toca nos discípulos e pede que se levantem e não tenham medo de enfrentar os desafios da realidade.

No Monte Tabor, Jesus manifesta Sua glória, mas nos chama à intimidade com Ele, para entrarmos na Sua nuvem divina, contemplar o Seu lindo rosto, nos apaixonar por Ele e escutar a voz do Pai.

Como diz o Santo Padre: “Na Transfiguração, Jesus mostra-nos a glória da Ressurreição: um pedaço do céu na terra”.

Deixemo-nos transfigurar pelo Senhor!

Festa da Transfiguração do Senhor: 6 de Agosto

•  Leia outros avisos e recados
  • Redes Socias

    @saosebastiaojau

  • Diocese São Carlos
  • Bem-vindo à sua casa!

    Assista ao vídeo

  • Agenda Fixa da Paróquia
PARÓQUIA DE SÃO SEBASTIÃO - JAÚ
Rua São Sebastião nº 30 - Centro - CEP: 17210-060 - Jaú/SP
Telefone: (14) 3626-4000   •   E-mail: secretaria@saosebastiaojau.com.br