PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO - JAÚ

"Vós sereis testemunhas de tudo isso."
Lc 24,48 (3 P-Ano B)
A Boa Notícia se fez site    ★       ★   Tempo Pascal

Avisos e Recados

Memória de Nossa Senhora do Rosário

   A Igreja celebra, no dia 07 de outubro, a memória de Nossa Senhora do Rosário, também chamada de Nossa Senhora das Vitórias ou Nossa Senhora das Batalhas.

   A data escolhida para celebrar esse título de Nossa Senhora se deve ao fato de que foi nesse dia, em 1571, que os cristãos venceram a batalha de Lepanto, quando pareciam derrotados – porque, belicamente, não tinham condições de vencer –, mas venceram, porque rezaram o Santo Terço.

   A devoção – que tem sido redescoberta nos últimos tempos – é uma porta de entrada para uma meditação cada vez mais profunda e, por isso mesmo, para um progresso contínuo e crescente na vida espiritual. Longe de ser a simples repetição aborrecida de fórmulas prontas, como a Ave-Maria e o Pai-Nosso, o Rosário é a contemplação dos mistérios fundamentais da nossa fé. Essas orações são um pano de fundo, como se fosse uma música instrumental, cobrindo aquilo que estamos meditando, aquilo que estamos fazendo, que é mergulhar na nossa fé.

   O Rosário contém, antes de tudo, o primeiro grau de oração, a vocal, de maneira que, se fizermos bem, com atenção e pausa, os Pai-Nossos e as Ave-Marias, nós nos abriremos com certeza a muitas iluminações de Deus, que foi Quem nos ensinou essas duas preces — o Pai-Nosso, por meio de Seu Filho, e a Ave-Maria, pelo testemunho das Escrituras.

   Cada um dos mistérios do Santo Rosário é uma luz para a nossa vida, desde o primeiro deles, quando o Arcanjo Gabriel visitou Maria, até o último mistério glorioso, quando Ela foi assunta ao Céu de corpo e alma.

   Maria é aquela que vai batalhando e combatendo conosco e a arma daqueles que caminham com Ela é o Santo Rosário. Atualmente, nossos grandes combates não são fora, mas dentro do nosso próprio interior: ansiedade, medo, estresse... O Rosário meditado e contemplado acalma o nosso coração, cura a nossa ansiedade, vence os nossos medos, combate os terrores da alma e do nosso interior. Em cada Ave-Maria repetida, em cada mistério meditado e contemplado, estamos trazendo paz para a nossa alma, estamos nos aproximando, cada vez mais, de Deus e trazendo o Céu para o meio de nós.

   Assim o Terço não é uma devoção “popular”, adequado somente aos ignorantes e incultos, mas um caminho muito eficaz para a santidade, da simples oração à meditação, da meditação aos afetos, dos afetos aos propósitos, dos propósitos às obras, e obras de amor, trespassadas de sentimentos de fé e esperança.

   Que Nossa Senhora do Rosário interceda por nós em nossas orações cotidianas no Santo Terço e nos ensine a rezar como ela!

Fontes:

https://padrepauloricardo.org/episodios/memoria-de-nossa-senhora-do-rosario-mmxix

https://homilia.cancaonova.com/pb/

 

•  Leia outros avisos e recados
  • Redes Socias

    @saosebastiaojau

  • Diocese São Carlos
  • Bem-vindo à sua casa!

    Assista ao vídeo

  • Agenda Fixa da Paróquia
PARÓQUIA DE SÃO SEBASTIÃO - JAÚ
Rua São Sebastião nº 30 - Centro - CEP: 17210-060 - Jaú/SP
Telefone: (14) 3626-4000   •   E-mail: secretaria@saosebastiaojau.com.br