Com a Quarta-Feira de Cinzas, que, este ano, será no dia 06 de março, a Igreja Católica inicia o Tempo da Quaresma, que termina na Quinta-Feira Santa, na celebração da última ceia de Jesus Cristo com seus apóstolos.
Em nossa paróquia, a missa da Quarta-Feira de Cinzas será realizada na Matriz de São Sebastião, às 19h.
A Quaresma - palavra vem do latim “quadragésima” - é um período de quarenta dias, excetuando os domingos, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a maior festa do cristianismo: a Ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no Domingo de Páscoa.
Nesse dia, após a Liturgia da Palavra, em que se proclama o trecho do Evangelho em que Cristo recomenda a oração, o jejum e a esmola como exercícios de conversão (cf. Mt 6,1-18), realiza-se o rito da imposição das cinzas. Elas são sinal de penitência, no sentido de conversão.
A origem das cinzas usadas tem seu significado. Elas são preparadas pela queima de palmas usadas na procissão de Ramos do ano anterior. Lembram, portanto, o Cristo vitorioso sobre a morte. Assim, se os cristãos aceitam reconhecer sua condição de criaturas mortais e transformar-se em pó – ou seja, passar pela experiência da morte, a exemplo de Cristo, pela renúncia de si mesmos – participarão também da vida que ressurge das cinzas.
Assim, a imposição das cinzas não constitui um mero rito a ser repetido a cada ano. É celebração da vocação do ser humano, chamado à imortalidade feliz, contanto que realize o mistério pascal de morte e vida em sua vida fraterna.
Todos os anos, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresenta a Campanha da Fraternidade (CF) como caminho de conversão quaresmal. “Fraternidade e Políticas Públicas” é o tema para 2019, enquanto o profeta Isaías inspira o lema: "Serás libertado pelo direito e pela justiça" (Is 1,27).
Fundamentado em três importantes pilares (ver, julgar e agir), o Texto-Base da CF foi cuidadosamente pensado para despertar o desejo da “participação em Políticas Públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja, para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade”.
E, atenção: a Secretaria da Matriz de São Sebastião não terá expediente no dia 05 de março (3ª feira de carnaval) nem no dia 06 de março (Quarta-Feira de Cinzas). Nos demais dias, o expediente é normal.
• Leia outros avisos e recados