No dia 12 de outubro, a Igreja celebra a Festa de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil.
Todos os brasileiros já ouviram falar da história de Nossa Senhora Aparecida, não é verdade?
Ela aconteceu no ano de 1717, quando três pescadores, levados por necessidades históricas e econômicas, saíram a pescar, no rio Paraíba do Sul, numa época escassa de peixes.
Por ação misteriosa de Deus, chegando ao “Porto de Itaguassu”, a primeira coisa que caiu em suas redes foi o corpo de uma imagem quebrada, na altura do pescoço.
Num segundo lance de rede, pescaram a cabeça da mesma imagem. Juntando as duas partes, viu-se que se tratava da Senhora da Conceição. Depois do encontro da imagem, a pesca de peixes foi abundante e os pescadores intuíram a presença e ação de Deus naquele singular evento.
Por assim ter aparecido, o povo chamou-a de “Aparecida”, nome consagrado pela devoção popular, chegando a ser proclamada Rainha em 1904, e Padroeira do Brasil em 1930.
O curioso é que a imagem de Nossa Senhora Aparecida é negra, mas todos sabemos que a mãe de Nosso Senhor não é negra. Como se explica isso, então?
A ciência esclarece: ela foi resgatada já meio amarronzada pela ação da água, quebrada em dois pedaços e, por isso, a primeira providência foi juntar-lhe cabeça e corpo com um parafuso. Depois disso, a imagem foi mantida em um santuário próximo a um forno de carvão vegetal. Ela não resistiu à fuligem – e ficou preta. Some-se a isso o excesso de fumaça das velas que os devotos acendiam nesse pequeno santuário.
Mas o que a ciência não explica é que, como nas diversas localidades ao redor do mundo em que a Virgem Santa apareceu, aqui também isso se deu num momento importante da nossa História: quando a escravidão estava em alta. Então, em sua cor, Nossa Senhora Aparecida nos diz que, para Deus não existem brancos, amarelos, vermelhos, negros ou escravos, apenas filhos muito amados!
Por isso, o povo brasileiro lhe dedica tanto amor e devoção!
Venha celebrar conosco a Solenidade de Nossa Senhora Aparecida, participando da Santa Missa em sua honra, momento de externar nossa alegria e gratidão a Jesus por nos tê-la dado como mãe!
• Leia outros avisos e recados