Promovida mundialmente pelo Pontifício Conselho para a promoção da Unidade dos Cristãos (CPUC) e pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI), será realizada de 13 a 20 de maio a Semana de Oração pela Unidade Cristã – SOUC, que, no Brasil, é coordenada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC).
A Semana de Oração ocorre anualmente em todo o mundo, sendo realizada no mês de janeiro no hemisfério norte, em razão das festas de São Pedro e São Paulo, e próximo à Festa de Pentecostes no hemisfério sul.
A cada ano, diversas Igrejas Cristãs se reúnem para a escolha e desenvolvimento de temas que colocam em evidência problemáticas enfrentadas pelas pessoas e comunidades ao redor do mundo. Em 2018, o tema foi idealizado pelas sete Igrejas Caribenhas – Anglicanos e Metodistas, Batistas, Católicos e Presbiterianos, Igreja da Morávia e Igreja Unida –, as quais prepararam o material de reflexão e encontros, sendo adaptados, no Brasil, pelo Conselho de Igrejas para Estudo e Reflexão (CIER) de Santa Catarina.
O tema escolhido para 2018 foi inspirado no livro do Êxodo: “A mão de Deus nos une e liberta” (Ex 15,1-21).
A SOUC 2018 é um convite para refletir sobre o trabalho análogo à escravidão que, no século XXI, fere tanto a humanidade quanto a imagem de um Deus de amor e liberdade. A escravidão e o trabalho humano degradante é um desafio contemporâneo a ser assumido pelas igrejas.
Oremos e participemos das celebrações ecumênicas nas nossas Regiões Pastorais para que, confiantes no poder salvador de Deus que restaura todas as coisas, sejamos exemplo de comunidades que se movimentam em direção à unidade e à libertação.
• Leia outros avisos e recados