A Eucaristia é a fonte e o centro de toda vida cristã. Nela, está contido todo o tesouro espiritual da Igreja: o próprio Cristo.
A Festa de Corpus Christi é a celebração em que solenemente a Igreja comemora o Santíssimo Sacramento da Eucaristia, sendo o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às nossas ruas. Nesta Festa, os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor Se faz presente como alimento e remédio de nossa alma.
A Eucaristia é o memorial sempre novo e sempre vivo dos sofrimentos de Jesus por nós. Mesmo separando seu Corpo e seu Sangue, Jesus se conserva por inteiro em cada uma das espécies. É pela Eucaristia, especialmente pelo Pão, sinal do alimento que fortifica a alma, que tomamos parte na vida divina, nos unindo a Jesus e, por Ele, ao Pai, no amor do Espírito Santo.
Realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, a Festa surgiu no século XIII, quando a Igreja sentiu a necessidade de reforçar a presença de Cristo no pão consagrado, tendo sido instituída pelo Papa Urbano IV, em 1264.
A celebração normalmente tem início com a missa, de preceito (isto é, obrigatória), seguida pela procissão pelas ruas da cidade, que se encerra com a bênção do Santíssimo.
Nesse dia, as ruas costumam ser enfeitadas com tapetes coloridos e com desenhos de inspiração religiosa, em cuja confecção são utilizados materiais como serragem colorida, areia, flores, borra de café e outros.
Este ano, no entanto, as ruas serão enfeitadas de uma forma inusitada em nossa cidade: com alimentos não perecíveis. Cada paróquia ficou responsável pelo enfeite de um trecho por onde a procissão passará (veja a imagem abaixo) e esses alimentos serão, depois, doados a entidades assistenciais. Os alimentos que serão arrecadados são arroz, feijão, óleo e macarrão. Eles deverão ser deixados na secretaria da igreja até a véspera do dia Corpus Christi, ou seja, até o dia 30 de maio.
Então, no dia 31 de maio, haverá a Celebração da Unidade (missa da cidade, para todas as paróquias), presidida pelo Bispo Auxiliar de nossa Diocese, dom Eduardo Malaspina, às 9h, no Largo da Matriz Nossa Senhora do Patrocínio. A procissão sairá daí e seguirá até a Praça da República (Jardim de Baixo), onde acontecerá a bênção com o Santíssimo Sacramento.
E, às 19h, na Matriz de São Sebastião, haverá Celebração Eucarística, como de costume.
Não deixe de tomar parte nesta Festa, que antecipa a vida divina aqui na terra, mostrando-nos claramente a vida que receberemos no Céu, quando nos for apresentado, sem véus, o banquete da eternidade!
• Leia outros avisos e recados