Na Quarta-Feira de Cinzas, que este ano será no dia 14 de fevereiro, a Igreja Católica inicia o Tempo da Quaresma, que termina na Quinta-Feira Santa, na celebração da última ceia de Jesus Cristo com seus apóstolos.
Em nossa paróquia, a Missa da Quarta-Feira de Cinzas será realizada na Matriz de São Sebastião, às 19h30.
A Quaresma – palavra que vem do latim “quadragésima” – é um período de quarenta dias, excetuando-se os domingos, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a maior festa do cristianismo: a Ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no Domingo de Páscoa.
Nesse período, a CNBB realiza, todos os anos, a Campanha da Fraternidade, com o objetivo de despertar a solidariedade dos fiéis e da comunidade em relação a um problema concreto que envolva a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução.
Com o tema “Fraternidade e Superação da Violência” e o lema “Vós sois todos irmãos” (Mt 23, 8), a Campanha da Fraternidade (CF) 2018 buscará, além de mapear a violência, colocar em evidência as iniciativas que existem para superá-la, bem como despertar novas propostas com esse objetivo.
As Cinzas são resíduos em forma de pó, provenientes da queima dos ramos, palmas e ervas bentos no Domingo de Ramos do ano anterior. Elas simbolizam a transitoriedade da vida neste mundo, ou seja, que somos peregrinos a caminho de um novo céu e uma nova terra. Estamos de passagem por este mundo; ele não é a nossa casa definitiva. A “debilidade” das cinzas faz lembrar a fragilidade humana.
Nas palavras do Papa Emérito Bento XVI, “Essencialmente (a imposição das cinzas) é um gesto de humildade, que significa: reconheço-me por aquilo que sou, uma criatura frágil, feita de terra e destinada à terra, mas também feita à imagem de Deus e destinada a Ele. Pó, sim, mas amado, plasmado pelo Seu amor, animado pelo Seu sopro vital, capaz de reconhecer a Sua voz e de Lhe responder; livre e, por isso, também capaz de Lhe desobedecer, cedendo à tentação do orgulho e da autossuficiência. Eis o pecado, doença mortal que muito depressa começou a poluir a terra abençoada que é o ser humano. Criado à imagem do Santo e do Justo, o homem perdeu a inocência e agora só pode voltar a ser justo graças à justiça de Deus, a justiça do amor. Abramos a terra à luz do céu, à presença de Deus no meio de nós”.
E, atenção: a Secretaria da Matriz de São Sebastião não terá expediente no dia 13 de fevereiro (3ª feira de carnaval) nem no dia 14 de fevereiro (Quarta-Feira de Cinzas). Nos demais dias, o expediente é normal.
• Leia outros avisos e recados