"Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias."
Jo 1,27b (3 Advento-Ano B)
A Boa Notícia se fez site    ★       ★   Advento

Avisos e Recados

Solenidade do Sagrado Coração de Jesus 2017

No próximo dia 23 a Igreja celebra solenemente o Sagrado Coração de Jesus. O coração é mostrado na Escritura como símbolo do amor de Deus. No Calvário, o soldado abriu o lado de Cristo com a lança (Jo 19,34). Diz a Liturgia que, “aberto o seu Coração divino, foi derramado sobre nós torrentes de graças e de misericórdia”. Jesus é a Encarnação viva do Amor de Deus e Seu Coração é o símbolo desse Amor. Por isso, encerrando um conjunto de grandes Festas (Páscoa, Ascensão, Pentecostes, Santíssima Trindade, Corpus Christi), a Liturgia nos leva a contemplar o Coração de Jesus.

A data dessa festa não é aleatória. Ela acontece em obediência a um apelo do próprio Jesus feito a Santa Margarida Maria Alacoque, em 1675: "Eis que te peço que a primeira sexta-feira depois da oitava do Santíssimo Sacramento (Corpo de Deus) seja dedicada a uma festa especial para honrar o meu coração, comungando nesse dia e dando-lhe a devida reparação por meio de um ato de desagravo, para reparar as indignidades que recebeu durante o tempo em que esteve exposto sobre os altares. E prometo-te que o Meu Coração se dilatará para derramar com abundância as influências de Seu divino Amor sobre os que tributem esta divina honra e que procurem que ela lhe seja prestada".

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus tem suas raízes na Sagrada Escritura e na Tradição. Existem vários textos no Antigo e no Novo Testamentos que se referem ao Coração de Cristo, textos proféticos falando desse Coração humano-divino que pulsa por nós e no meio de nós. “O Verbo de Deus Se fez Homem e habitou entre nós” (Jo 1, 14). Alguns textos são, por exemplo, os que falam do Sagrado Coração de Jesus como Fonte de Água Viva.

Mas a devoção ao LADO ABERTO de CRISTO, de um modo visível, aparece em dois acontecimentos fortes do quarto Evangelho: no gesto de São João, discípulo amado, encostando a sua cabeça em Jesus durante a Última Ceia (cf. Jo 13,23); e, na cruz, onde o soldado abriu o lado de Jesus com uma lança (cf. Jo 19,34) e é o mesmo João quem dá testemunho desse fato, vendo correr SANGUE e ÁGUA dessa fonte de SALVAÇÃO. No primeiro, temos o consolo pela dor da véspera de sua morte, e no outro, o sofrimento causado pelos pecados da humanidade.

Assim, foi aos pés da cruz que essa devoção teve início, quando foi confirmada a profecia de Zacarias 12, 10 que diz: “Olharão para aquele que transpassaram”.

Em nossa paróquia, haverá missa solene às 19h com a imposição das fitas aos novos membros do Movimento do Apostolado da Oração. Depois da celebração, haverá uma confraternização; por isso, traga um prato de salgado e um refrigerante.

Venha participar desse momento em que celebramos uma das formas mais expressivas de Deus comunicar o Seu infinito amor aos Seus filhos!

•  Leia outros avisos e recados
  • Diocese São Carlos
  • Bem-vindo à sua casa!

    Assista ao vídeo

  • Agenda Fixa da Paróquia
PARÓQUIA DE SÃO SEBASTIÃO - JAÚ
Rua São Sebastião nº 30 - Centro - CEP: 17210-060 - Jaú/SP
Telefones: (14) 3622-2814  /  (14) 3626-4000   •   E-mail: secretaria@saosebastiaojau.com.br