Todos os anos, durante o período quaresmal, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) realiza a Campanha da Fraternidade, que tem por objetivo despertar a solidariedade de seus fiéis e de toda a sociedade em relação a um problema concreto que envolve a nação.
Ela é marcada pelo empenho de todos em favor da solidariedade e da fraternidade, sempre abordando temas atuais, que a cada ano propõe uma transformação social e comunitária, seja ela em desafios sociais, econômicos, culturais e até mesmo religiosos, onde toda a população envolvida é convidada a ver, julgar e agir.
Portanto, a Campanha da Fraternidade nada mais é do que uma campanha que envolve a comunidade com diversas ações pastorais em todas as regiões do Brasil.
Muitas pessoas podem se perguntar: “Mas quando a Campanha da Fraternidade começa?”. A Campanha da Fraternidade sempre começa na Quarta-feira de Cinzas e acontece durante o ano todo. Muitas pessoas acham que ela termina depois da Páscoa, mas não: ela dura até o fim do ano, junto com o Ano Litúrgico, onde são desenvolvidas diversas atividades pastorais.
Outra pergunta pertinente pode ser: “Como a Campanha da Fraternidade acontece?”. E a resposta é que ela pode ser trabalhada, debatida e refletida com a comunidade através de cartazes, desenhos, músicas, texto-base, textos voltados para cada pastoral (Catequese, Evangelização, Liturgia, por exemplo), vídeos, entre outros.
O objetivo principal da Campanha da Fraternidade 2017 é assegurar o cuidado da criação, de modo especial dos biomas brasileiros, dons de Deus, e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, à luz do Evangelho.
Histórico das Campanhas
Desde seu início em 1964 até aqui ela passou por três fases:
Na 1ª fase, de 1964 a 1972, visou contemplar a vida interna da igreja.
Na 2ª fase, de 1973 a 1984, a igreja se preocupou com a realidade social do povo, promovendo a justiça e denunciando o que chamamos de pecado social.
Na 3ª fase, de 1985 aos dias atuais, a Igreja tem se voltado para as situações existenciais do povo brasileiro, evidenciando as situações que causam morte e sofrimento em meio ao nosso povo.
Estamos na quinquagésima quarta edição da Campanha da Fraternidade, refletindo como tema: “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”, tendo como lema ‘Cultivar e guardar a Criação’ (Gn 2.15).
O lançamento oficial do texto-base da Campanha da Fraternidade 2017 para o município de Jaú será no dia 23 de fevereiro, quinta-feira, no Instituto Paulo VI, às 20h.
Todos estão convidados!
http://www.campanhadafraternidade2017.com.br/
http://www.campanhadafraternidade2017.com.br/tema-e-lema-da-campanha-da-fraternidade-2017/
http://www.edicoescnbb.com.br/campanhas/fraternidade-2017.html
https://www.facebook.com/pg/campanhascnbb/photos/
• Leia outros avisos e recados