No dia 04 de fevereiro, quinta-feira, às 20h, acontece o lançamento oficial para o município de Jaú do texto-base da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016, na Câmara de Vereadores.
O tema da Campanha é “Casa Comum, nossa responsabilidade”. O lema bíblico é “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5.24).
O objetivo principal é chamar a atenção para a questão do saneamento básico no Brasil - direito de todas as pessoas - e sua importância para garantir desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida para todos, buscando fortalecer o empenho, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro da Casa Comum, ou seja, do planeta Terra.
O tema desta 4ª Campanha da Fraternidade Ecumênica está em consonância com a segunda encíclica do Papa Francisco, “Laudato si'”, que está sendo chamada “encíclica verde”, lançada em Roma, no dia 24 de maio de 2015 – Solenidade de Pentecostes – e que tem como tema central a ecologia. "Ela (a encíclica) fala sobre a conversão ecológica. É um momento crucial da história da humanidade", afirmou. « », a segunda encíclica do Papa Francisco com engajamento com questões ecológicas foi o tema d
A Campanha da Fraternidade Ecumênica é realizada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), órgão composto pelas seguintes igrejas: Igreja Católica Apostólica Romana; Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil; Igreja Episcopal Anglicana do Brasil; Igreja Presbiteriana Unida do Brasil; e Igreja Sirian Ortodoxo de Antioquia. Além dessas Igrejas três organizações participaram na Comissão da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016: O Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (CESEEP), Visão Mundial, Aliança de Batistas do Brasil.
As Igrejas que integram o CONIC assumem como missão expressar em gestos e ações o mandato evangélico da unidade, que diz: “Que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim e eu em Ti; que também eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste” (Jo 17,21).
Uma das grandes novidades desta quarta edição da campanha ecumênica, é a participação da Misereor, entidade episcopal da Igreja Católica da Alemanha que trabalha na cooperação para o desenvolvimento na Ásia, África e América Latina. A colaboração acontece em vista do desejo dos organizadores em transpor as fronteiras.
Como sempre, o tema é bastante importante e nosso envolvimento faz a diferença na conscientização e transformação da realidade.
Todos estão convidados!
• Leia outros avisos e recados