Na próxima sexta-feira, dia 12 de junho, a Igreja celebra a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, uma data importantíssima para nós, católicos, pois foi o próprio Jesus quem pediu a Santa Margarida Maria Alacoque, no século XVI - tempos difíceis, nos quais se espalhava a heresia do jansenismo - que se celebrasse essa festa na sexta-feira da semana seguinte à Festa de Corpus Christi.
O coração é mostrado na Escritura como símbolo do amor de Deus. No Calvário, o soldado abriu o lado de Cristo com a lança (Jo 19,34). Diz a Liturgia que, “aberto o seu Coração divino, foi derramado sobre nós torrentes de graças e de misericórdia”. Jesus é a Encarnação viva do Amor de Deus e Seu Coração é o símbolo desse Amor. Por isso, encerrando um conjunto de grandes Festas (Páscoa, Ascensão, Pentecostes, Santíssima Trindade, Corpus Christi), a Liturgia nos leva a contemplar o Coração de Jesus.
A base bíblica da devoção ao Sagrado Coração de Jesus - que se difundiu em tocantes formas de piedade popular - remonta àquele trecho do Evangelho de João (13,23) o qual narra o reclinar-se do discípulo amado ao peito de Jesus. Para o Papa emérito Bento XVI, o culto ao Sagrado Coração de Jesus confunde-se com a própria história do Cristianismo: inserindo-se no coração aberto de Jesus, insere-se também na vida de Cristo e na união de vontades, o que tem como fruto uma relação viva entre Deus e o homem.
A Solenidade do Sagrado Coração é também o Dia Mundial pela Santificação do Clero, momento em que a Mãe Igreja, em todo o mundo, é convidada a fazer a sua jornada mundial de orações pelos nossos sacerdotes.
Em nossa paróquia, haverá missa solene às 19h com a imposição das fitas aos novos membros do Movimento do Apostolado da Oração.
Venha participar deste momento em que celebramos o maior símbolo do amor de Deus por nós, o Coração de Cristo, que a todos acolhe, ama, perdoa e nos fortalece na missão de testemunhar o Ressuscitado!
• Leia outros avisos e recados