PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO - JAÚ

"Vós sereis testemunhas de tudo isso."
Lc 24,48 (3 P-Ano B)
A Boa Notícia se fez site    ★       ★   Tempo Pascal

Avisos e Recados

Corpus Christi: a Festa da Eucaristia

Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é a Solenidade em que a Igreja Católica celebra o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo, a Santa Eucaristia. É o único dia do ano em que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às nossas ruas.

A comemoração ocorre na quinta-feira seguinte ao domingo da Solenidade da Santíssima Trindade - que, por sua vez, acontece no domingo posterior ao de Pentecostes - em alusão à Quinta-Feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. A data também pode ser calculada pelo domingo de Páscoa, já que é realizada 60 dias depois.

Embora seja a Quinta-Feira Santa o dia da instituição da Eucaristia, a lembrança da Paixão e Morte do Salvador não permite uma celebração festiva. Por isso, é na Festa de Corpus Christi que os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio de nossa alma. A Eucaristia é fonte e centro de toda a vida cristã. Nela está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, o próprio Cristo.

A Festa de Corpus Christi surgiu no séc. XIII, na diocese de Liège, na Bélgica, por iniciativa da freira Juliana de Mont Cornillon († 1258) - que recebia visões nas quais o próprio Jesus lhe pedia uma festa litúrgica anual em honra do sacramento da Eucaristia - e foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de setembro de 1264.

A celebração normalmente tem início com a missa, de preceito (isto é, obrigatória), seguida pela procissão pelas ruas da cidade, que se encerra com a bênção do Santíssimo.

A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da Eucaristia o povo é alimentado com o próprio Corpo de Cristo. Assim, todo católico deve participar dessa Procissão, por ser a mais importante de todas que acontecem durante o ano, pois é a única onde o próprio Senhor sai às ruas para abençoar as pessoas, as famílias e a cidade.

            

Em muitos lugares, criou-se o belo costume de enfeitar as casas com oratórios e flores e as ruas com tapetes ornamentados, tudo em honra do Senhor que vem visitar o seu povo. A tradição da confecção do tapete surgiu em Portugal e veio para o Brasil com os colonizadores. Os desenhos utilizados são variados, mas enfocam principalmente o tema Eucaristia, sendo confeccionados a partir de materiais como serragem colorida, borra de café, farinha, areia, tampinhas de garrafas, flores e folhas.

Em nosso município, haverá Celebração da Unidade (missa da cidade, para todas as paróquias), às 9h, no Ginásio de Esportes Dr. Flávio de Mello. E, às 19h, em nossa paróquia, haverá celebração em ato solene, com a Passagem e Adoração ao Santíssimo Sacramento.

"O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna e, eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente" (Jo 6, 55-59).

O Verbo Se fez carne! Verbum Caro Factum Est!

 

•  Leia outros avisos e recados
  • Redes Socias

    @saosebastiaojau

  • Diocese São Carlos
  • Bem-vindo à sua casa!

    Assista ao vídeo

  • Agenda Fixa da Paróquia
PARÓQUIA DE SÃO SEBASTIÃO - JAÚ
Rua São Sebastião nº 30 - Centro - CEP: 17210-060 - Jaú/SP
Telefone: (14) 3626-4000   •   E-mail: secretaria@saosebastiaojau.com.br