A palavra “Advento” é de origem latina e quer dizer “vinda, chegada, o que está para vir”.
O tempo do Advento é, para toda a Igreja, um momento de forte mergulho na liturgia e na mística cristã. É tempo de espera e esperança, de estarmos atentos e vigilantes, preparando-nos alegremente para a vinda do Senhor; como uma noiva que se enfeita, se prepara para a chegada de seu noivo, seu amado.
O Ano Litúrgico tem início no final de novembro, na segunda-feira depois da Festa de Cristo Rei do Universo e vai até as primeiras vésperas do Natal de Jesus contando quatro domingos.
Esse Tempo possui duas características:
Há relatos de que o Advento começou a ser vivido entre os séculos IV e VII em vários lugares do mundo, como preparação para a festa do Natal, tendo caráter ascético com jejum e abstinência e duração de 6 semanas como na Quaresma. Esse caráter ascético se devia à preparação dos catecúmenos para o batismo na festa da Epifania. Somente no final do século VII, em Roma, apenas após a reforma litúrgica é que o Advento passou a ser celebrado nos seus dois aspectos: a vinda definitiva do Senhor e a preparação para o Natal, mantendo a tradição das 4 semanas.
O Advento nos convida à conversão e à mudança em nossa maneira de pensar, agir e sentir, preparando-nos para celebrar o Natal com coerência, acolhendo o Deus feito homem, a luz que veio a este mundo e que muitos não quiseram receber.
#saosebastiaojau
• Leia outros avisos e recados