A Igreja Católica iniciará, na Quarta-Feira de Cinzas, dia 5 de março, o Tempo da Quaresma que termina na Quinta-Feira Santa, na celebração da última ceia de Jesus Cristo com seus apóstolos.
Em nossa paróquia, a missa da Quarta-Feira de Cinzas será realizada na Matriz de São Sebastião, às 19h30.
A Quaresma - palavra vem do latim “quadragésima” - é um período de quarenta dias, excetuando os domingos, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a maior festa do cristianismo: a Ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no Domingo de Páscoa.
O Vaticano divulgou a mensagem do Papa Francisco para a Quaresma, dedicada ao tema da pobreza. Nela, o papa Francisco faz o convite aos cristãos para testemunharem sua fé por meio da convivência. O texto apresenta algumas reflexões chamadas por Sua Santidade de “caminho pessoal e comunitário de conversão”.
“O Evangelho é o verdadeiro antídoto contra a miséria espiritual: o cristão é chamado a levar a todo o ambiente o anúncio libertador de que existe o perdão do mal cometido, de que Deus é maior que o nosso pecado e nos ama gratuitamente e sempre, e de que estamos feitos para a comunhão e a vida eterna. O Senhor convida-nos a sermos jubilosos anunciadores desta mensagem de misericórdia e esperança”, disse o papa Francisco.
“Fez-Se pobre, para nos enriquecer com a sua pobreza” (cf. 2 Cor 8, 9)
• Leia outros avisos e recados